Como florescer bougainville

Como florescer bougainville

A Bougainvillea spetabilis L.[1], mais comumente conhecida como três-marias, primavera, santa-rita ou espinho de santa-rita, é uma trepadeira que geralmente se encontra adornando jardins, canteiros e áreas sociais, comerciais ou residenciais. Ainda que seja uma planta bastante utilizada como ornamental, frequentemente surgem dúvidas quanto a seu cultivo justamente por esta planta necessitar de uma certa atenção de forma que, quando a tratamos sem o devido cuidado, pode acontecer de acabarmos por nos decepcionar pela ausência de flores. Se sua planta não está florescendo, não se preocupe pois existem formas melhorar seu cuidado e fazer com que, em breve, belas flores surjam.

Se você quer saber como florescer bougainville, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra tudo que você precisa fazer para cultivar esse espécie de melhor forma.

Como plantar bougainville

Em primeiro lugar, podemos dizer que para um bom florescimento da bougainville é necessário que ela seja bem plantada e cultivada, o que significa que não existem cuidados específicos para o florescimento e que será necessário apenas que você aprenda um pouco sobre como cuidar dessa espécie e, com os devidos cuidados colocados em prática, o florescimento acontecerá naturalmente.

Flores como as que a bougainville produz requerem muito esforço da parte da planta para brotar, entretanto, podas e adubagens frequentes ajudam no florescimento, podendo até mesmo ser essenciais, além disso, sem uma boa frequência de exposição à luz solar, dificulta-se o processo de floração. Outro fator a se levar em consideração na floração da bougainville é que esta planta, apesar de ser considerada um arbusto, pode ser plantada em jardineiras, vasos ou canteiros próprios.

Veja abaixo com mais detalhes os cuidados que deverão ser tomados com a espécie e que servirão para todos os tipos de primavera.

Solo

Após escolher o local de plantio da bougainville, você deve estar atento ao tipo de solo onde ela será plantada, considerando pH e disponibilidade de nutrientes. O ideal para que a sua planta possa não só crescer saudável mas também florescer com frequência durante o ano é que a terra seja fértil (veja aqui como fazer com que a terra seja mais fértil) e bem drenada, ou seja, sem retenção de água. É também recomendado que o solo seja levemente ácido, com pH entre 5,5 e 6,0 (lembrando que você pode aumentar ou diminuir o pH do solo acrescentando cal, para aumentar, ou enxofre, para diminuir o pH).

Para garantir a drenagem do solo em vasos, uma ideia é colocar pedras e cascalhos em meio à terra, o que permitirá que a água flua e também evitará compactação do solo.

Clima

Você deve estar atento ao clima pois cada planta e adapta melhor a um ambiente específico e, no caso da bougainville, temos que ter em mente que essa é uma planta nativa da América do Sul e que também é cultivada em países externos mas de clima tropical ou temperado[2], o que significa que essa espécie gosta de climas mais quentes. O ideal é que seja cultivada entre os 18°C e 38°C.

Quando o inverno chegar, se plantada em vaso, o ideal é que a bougainville seja colocada para hibernar em um local fechado, ou que ao menos não esteja exposto ao vento gelado de inverno. A bougainville prefere temperaturas mais quentes para florescer, portanto, não fique surpreso se a sua não aparecer com novos brotos durante o inverno.

É necessário também saber que seu plantio deve ser feito num local onde ela receba boas quantidades de luz diária, enfim, tudo isso para que ela possa gerar boas flores.

Vaso

O ideal é que se cultive a bougainville planta no solo, uma vez que o seu crescimento é comprometido pela falta de espaço para as suas raízes quando limitadas por um recipiente, entretanto, se você quiser colocar a bougainville em vaso, também é possível. O mais importante de se saber quando procuramos como cuidar da planta primavera em vaso é que o espaço fornecido para seu crescimento deve ser o maior possível.

Por ser uma planta arbustiva, a bougainville procura sempre um lugar para se apoiar e crescer. Deixar o seu vaso ou plantá-la próxima a um muro, cerca ou grades pode facilitar o seu desenvolvimento. Caso contrário, busque criar uma estrutura (com estrutura queremos dizer qualquer coisa onde ela possa se agarrar, como barbantes ou arames, combinemos que estrutura é uma palavra mais interessante que barbante e vamos deixar assim) para ela se agarrar conforme se desenvolve. Lembrando que o seu crescimento é de certa forma limitado quando plantada em vasos.

Adubo

Em último lugar vamos falar sobre o adubo para bougainville florir. Essa é uma a planta que deve ser adubada utilizando fertilizantes NPK 4-14-8, aplicando cerca de 300 gramas por pé (mais ou menos o que temos num punhado de mão) e, se quiser, considere utilizar também adubos naturais. Aplicar o adubo de 6 em 6 meses é o bastante para estimular a floração da bougainville, isto é, em conjunto com os outros fatores como o clima, pH do solo, podas frequentes e como no cultivo de qualquer outra planta, paciência e gosto pelo ato do cultivo. Cedo ou tarde, quando bem cuidada, a bougainville se desenvolve e apresenta belas flores.

Além do NPK e do adubo natural, uma possibilidade é ir até uma loja de jardinagem próxima a você e perguntar por adubo próprio para pé de primavera, o que deve ser bastante fácil de encontrar pois essa é uma planta comumente cultivada no Brasil.

Dica: Consulte esse artigo para saber como plantar primavera buganvilia com maior detalhe.

Como podar primavera para florir

Outro fator para estimular o florescimento da bougainville é a frequência com que as podas devem ser feitas. Tenha em mente que, de preferência, a planta deve ser podada a cada 4 meses e que isso não só ajuda a estimular o florescimento da bougainville mas também a manter o formato e a beleza da planta.

Não existem muitos segredos em podar primavera no vaso ou livre, bastará que, primeiramente, você remova os galhos e folhas secas e, após, corte a ponta dos galhos um pouco após a última bifurcação, o que incentivará o crescimento da planta. Vale dizer que a remoção das pontas dos galhos deve ser feita apenas durante a primavera, enquanto a remoção de partes danificadas pode ser realizada sempre que você julgar necessário.

Importante: lembre-se de usar luvas para podar a bougainville; às vezes, pessoas sentem irritações semelhantes à da hera-venenosa ao podar a bougainville sem luvas, além disso, a proteção é importante para evitar acidentes de corte que podem ocorrer.

Planta primavera não floresce, o que fazer?

Se você estiver seguindo todas as dicas dadas acima de cultivo e, ainda assim, sua plantas não estivere, florindo ou você estiver com a bougainville morrendo, é sinal de que deverá prestar atenção em outros detalhes para descobrir o que se passa ou se tem uma bougainville doente.

Outras dicas no cultivo da bougainville são:

  • Evite regar em demasia a bougainville pois água em excesso pode enfraquecer o seu florescimento ou pior, causar o apodrecimento da raiz da planta primavera. Para se certificar de que uma nova rega é necessária, observe a umidade do solo.
  • Verifique se você está com uma bougainville doente, afinal, são diversas as pragas que podem atacar as plantas e, por muitas serem dissipadas até mesmo pelo vento. As doenças da planta primavera podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e mofos e pode ser difícil evitar que esse tipo de problema ocorra. Se for o caso, veja como controlar pragas de forma natural.
  • A queda de flores é algo completamente normal na floração da bougainville e pode aumentar caso ocorra mudanças bruscas de temperatura ambiente. Se for o caso, não se preocupe pois tudo voltará ao normal assim que o tempo melhorar.
  • Tenha paciência pois a primavera não dá flores durante o ano inteiro, o que significa que a ausência dos brotos pode ser causada apenas por questão de sazonalidade. Tenha em mente que o mais importante é que a planta aparente saúde e, caso assim for, apenas aguarde a chegada de estações mais quentes para que flores surjam em seu jardim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como florescer bougainville, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. AZEVEDO FILHO, J. A.; LUCON, C. M. M.; DUARTE, L. M. L.; CHAVES, A. L. R.; DONADELLI, A.; ALEXANDRE, M. A. V.; KANO, C. Efeito da aplicação de maravilha (Mirabilis jalapa L.), primavera (Bougainvillea spectabilis L.) e isolados de Trichoderma na produção de alface. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Vol. 13, pp. 612-618, Botucatu, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbpm/v13nspe/a18v13nspe.pdf. Acesso em: 29/09/2020.
  2. CIDRÃO, B. B. Aspectos taxonômicos e morfo-anatômicos da Bougainvillea Comm. ex Juss, (Nyctaginaceae). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/190861/cidr%C3%A3o_bb_me_rcla.pdf?sequence=7&isAllowed=y. Acesso em: 29/09/2020.