Aquecedor de água

Como funciona um aquecedor de água a gás

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 fevereiro 2020
Como funciona um aquecedor de água a gás
Imagem: clibegas.com

Em todos as casas temos aquecedores de água para termos temperaturas agradáveis na hora de tomar um banho, lavar os pratos e realizar as diferentes atividades que implicam o uso de água. Existem aquecedores de água, também chamados caldeiras, de vários tipos: elétricos e a gás. Este último é o modelo mais antigo e que ainda se conserva em muitas casas, sendo um método eficiente que permite contar sempre com água quente. Em umComo.com.br explicamos-lhe como funciona.

Também lhe pode interessar: Como funciona um aquecedor de água elétrico
Passos a seguir:
1

Para que a água esquente, é necessário fornecer gás que é o que mobiliza o funcionamento do aquecedor. É necessário um botijão de gás ligado diretamente no aquecedor e que esteja aberto para produzir água quente.

2

A maioria destes aquecedores são normalmente chamados de "tipo tanque". Eles possuem um tanque que armazena água quente até que seja necessário utilizá-la. Se forem bem conservados podem durar muito anos.

3

Este tipo de aquecedores funciona pela lei da física denominada convenção, que indica que o calor sobe aquecendo a água para nosso uso posterior.

4

Por meio de um cano denominado "cano de imersão", a água fria sobe até à parte inferior do tanque. A água fria fica ali e é aquecida pelo queimador a gás.

5

À medida que a água é aquecida, sobe e é extraída pelo cano de descarga de água quente.

6

O cano de água quente é bem mais curto que o de água fria. Desta forma, a água quente é usada mais rapidamente que a fria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona um aquecedor de água a gás, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Peça conselhos a um profissional sobre qualquer dúvida que você tiver.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: clibegas.com
Como funciona um aquecedor de água a gás