Partilhar
Partilhar em:

Como gastar menos com aquecedor

Como gastar menos com aquecedor

Aguentar o inverno sem passar frio e poupando em aquecedor é possível. Só tem de esquecer a ideia de que é normal andar em casa de manga curta quando na rua iria bem coberto até acima com cachecol e sobretudo. Se tiver em conta alguns conselhos conseguirá estar em casa a uma boa temperatura sem abusar do aquecimento. Então, se quer saber como gastar menos com aquecedor sem ficar congelado, continue lendo este artigo do umCOMO e tome nota dos nossos conselhos.

Também lhe pode interessar: Como fazer um aquecedor solar caseiro

Não desligue e ligue o radiador

Ainda que pareça estranho, desligar o radiador gasta mais do que deixá-lo ligado. As mudanças de temperatura gastam muita energia, porque o radiador, uma vez desligado, tem que voltar a se esquentar inteiro acima da temperatura ambiente.

Deixe-o sempre a uma temperatura constante e desligue-o apenas quando sair várias horas de casa. O resto do tempo, quando sair, pode deixá-lo no mínimo. Trata-se de aprender a ir jogando com a temperatura e, também, para que possa se mover sempre em um clima entre 19ºC e 21ºC graus durante o dia e entre 15ºC - 17ºC pela noite.

Colocar um termostato é uma boa opção para poupar com aquecedor, já que ele só irá adaptando a temperatura da sua casa ao nível ideal que precisar para estar quente (com o casaco vestido) sem gastar mais do que necessário.

Aproveite os recursos da sua própria casa

Efetivamente, a temperatura de casa não depende só do radiador, assim, pode manter sua casa quente no inverno sem abusar do aquecedor. Umas janelas bem isoladas e de vidro duplo podem poupar até 50% em aquecimento.

As portas dos quartos fechadas farão com que a casa se esquente mais rapidamente, porque reduzirá o espaço de ação de cada radiador. Ou seja, ao invés de esquentar um espaço grande e amplo entre todos, deixe que cada radiador se ocupe de ambientar seu quarto, e notará o calor de uma forma mais intensa. Além disso, pode seguir estes outros conselhos para esquentar uma casa sem aquecimento:

Aproveite a luz do dia

Durante o dia, ventile a casa nas horas de máximo calor (meio dia) e deixe que a luz aumente a temperatura dos vidros, e sirva de aquecimento natural. Tem que ter em conta que o sol de inverno não esquenta muito, mas pelo menos seguir este conselho fará você poupar na conta da luz.

Utilize as persianas e cortinas

Quando for de noite, abaixe as persianas e feche as cortinas para evitar que entre o frio. O ideal é ter vidros grossos, mas se não os tiver, as persianas darão uma camada de espessura ao vidro.

Além disso, o vidro esfria muito rápido, e isso afeta muito a temperatura geral de sua casa. Fechar as cortinas servirá para impedir que a corrente entre diretamente em casa. Atuam como uma "manta" para as janelas e servem de barreira ao frio.

Revise as perdas de calor nas frestas

Dedique 10 minutos a passear por casa revisando todas as portas e janelas que deem ao exterior. Uma fresta é o pior que pode acontecer se quer poupar com aquecedor no inverno.

Quando as localizar, tampe-as com um pouco de silicone ou massa corrida para impedir que o frio passe através delas. E se forem graves, repare-as chamando um especialista, já que o investimento vale a pena.

Escolha bem seu tipo de radiador

Basicamente, evite os radiadores elétricos se quer poupar energia. Por outro lado, escolha os que funcionam com gás natural ou biomassa para reduzir a conta. São a opção mais econômica pois a instalação é simples e o meio do qual se alimentam é mais barato que a eletricidade.

Se não, o aquecimento central é uma boa forma de gastar menos. Além disso, se prepare para ter uma ou duas mantas prontas para se cobrir quando estiver no sofá. De fato, ter mantas por casa também é uma boa forma de poupar no aquecedor. Além disso, é uma sensação muito agradável se aninhar com a manta no sofá. E se compartilha o apartamento, é um momento que melhorará sua relação com seus colegas, família ou parceiro/a, já que pouco há de mais íntimo que compartilhar uma manta quentinha quando o frio e a chuva se instalam lá fora.

Se gostou de saber como gastar menos com aquecedor, pode também interessar a você saber como escolher um aquecedor para o inverno.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como gastar menos com aquecedor, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como gastar menos com aquecedor

Como gastar menos com aquecedor
1 de 2
Como gastar menos com aquecedor