Como identificar madeira mogno

Como identificar madeira mogno

Há quem tenha jeito para carpintaria/marcenaria e goste de fazer os seus próprios móveis, e há quem prefira comprar o móvel mas de qualidade. Em ambos os casos resta saber qual a melhor madeira para o efeito. No Brasil durante algumas décadas a exportação de madeira era essencialmente de mogno, Swietenia macrophylla, uma espécie de árvore nativa da Amazônia mais precisamente no sul do Pará. Ela é bastante procurada pelas suas características e por vezes acabam vendendo gato por lebre. No umComo explicamos como identificar madeira mogno e não ser enganado.

Mogno

A palavra mogno inicialmente servia para designar a madeira de espécie Swietenia mahagoni, mais tarde seria alargada para outras madeiras tropicais, com características semelhantes de cor e densidade, como o mogno africano.

O mogno tem como outros nomes Aguano e Uraputanga, pode chegar a altura média de 25 a 30 metros. A sua folhagem se distingue por ser composta paripinada, lisa, com 8 a 10 folíolos de 13 cm. O fruto do mogno é grande, cerca de 18 cm com casca dura, abrindo em 4 partes para liberar as sementes, estas são aladas, extremamente leves de 12 cm num marrom claro.

Procura excessiva de Madeira Mogno

Como apresenta uma excelente qualidade não só para ser trabalhada como em termos de resistência a madeira mogno é bastante procurada, o que tem provocado a sua exploração abusiva. Sendo que nos dias de hoje pertence ao grupo de espécies protegidas da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção). Por ser protegida a sua comercialização vai passar a ser trocada por outras espécies com características semelhantes mas que a capacidade de plantação e maturação é maior, como o caso da madeira de lei ou o mogno africano, que grandes empresas importadoras de madeira estão começando a adquirir. Além disso, o Mogno surge isolado na floresta, e para derrubar e transportar ele, pelo menos 30 árvores circundantes têm de ser abatidas. Sendo essa uma das maiores causas de desflorestação da floresta amazônica.

Uma das razões para que o mogno não seja plantado em larga escala é porque desse jeito ele acaba sendo afetado pela lagarta de broca do ponteiro Hypsipyla grandela que destrói a árvore. No entanto têm sido feitas plantações conscientes e racionais para que continue a haver essa espécie de árvore, por questões mais ecológicas e não tanto comerciais.

Características e uso da Madeira Mogno

A madeira mogno polida apresenta uma cor castanho-avermelhada, grande dureza e elevada densidade (0,63 g/cm3 o que a torna pesada) é caracterizada por:

  • Facilidade em ser trabalhada;
  • Duradoura;
  • Bastante resistente à compressão e torção;
  • Velocidade de transmissão de som lenta.

Devido a estas características são altamente procuradas para trabalhos de:

  • Marcenaria de luxo;
  • Entalhes;
  • Decoração;
  • Acabamentos;
  • Instrumentos Musicais (ex: guitarras e violão).

Para ter um pouco da noção do valor da madeira mogno, é preciso saber que por cada metro cúbico de madeira em 2005 eram precisos pagar US$1600, qualquer coisa como 5200 reais.

Nova tecnologia de identificação

Para identificar a madeira mogno cortada era necessário excelentes conhecimentos sobre as características e pormenores da madeira além de uma lupa para conseguir identificar ela num carregamento de madeiras. Por vezes era necessário recorrer a análises laboratoriais para ter a certeza. Felizmente foi anunciada uma nova forma mais fácil e rápida de proceder à sua identificação. Se trata de uma máquina de infra-vermelhos calibrada para detetar no meio das outras madeiras, as nuances da madeira mogno mesmo em corte normal. Dessa forma vai ser possível terminar com muitas operações de contrabando de madeira mogno.

Se é fã de bricolage não perca também os seguintes artigos

  • Truques para limpar a madeira
  • Como envernizar bem a madeira
  • Com envernizar uma porta de madeira

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar madeira mogno, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.