Partilhar

Como iluminar um banheiro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como iluminar um banheiro

Uma boa iluminação é fundamental nos banheiros e lavabos do nosso lar, especialmente na zona em volta do espelho. Da mesma forma, deverá ser uma luz prática e versátil, ou seja, que se possa adaptar a diversas situações e criar vários ambientes. Por exemplo, o nosso banheiro deverá contar com luz suficientemente clara e forte para nos podermos maquiar corretamente, mas também será muito útil uma luz que possa criar um ambiente quente em que possamos relaxar na banheira ou em baixo do chuveiro. Por outro lado, também devemos ter uma iluminação que combine com a decoração do nosso banheiro. Descubra a forma de conseguir todo isto com este artigo de umComo.com.br sobre como iluminar um banheiro.

Passos a seguir:
1

É importante concentrar as luzes pontuais em torno do espelho, preferencialmente nas laterais para evitar assim qualquer sombra sobre o rosto. Se pretende uma luz em cima do espelho, coloque várias luzes que ajudem a eliminar estas sombras.

2

Para a iluminação central, pode optar por um foco central que ilumine todo o espaço. Quando mais embutida no teto estiver a lâmpada melhor, uma vez que a luz irá abranger um diâmetro maior.

3

Deverá prestar especial atenção às luzes embutidas no teto por cima da pia, isto porque irão gerar uma sombra desagradável sobre a cara.

4

Em muitas ocasiões, os quartos de banho não têm iluminação natural, mas no caso de se tratar de um espaço com janela, deveremos aproveitar ao máximo esta luz.

5

Para iluminar corretamente um banheiro, não se devem utilizar tubos fluorescentes, uma vez que este tipo de luz pode alterar a visão e percepção das cores, sendo muito incômodo, por exemplo, para se maquiar.

6

Em vez disso, os halogênios são uma boa opção para o banheiro porque conferem uma luz muito natural e têm uma duração prolongada.

7

Certifique-se que as lâmpadas que irá usar são especialmente desenhadas para o banheiro, já que se trata de uma divisão muito úmida, e se utilizar um tipo de luz qualquer, irão se fundir ou estragar muito rapidamente.

8

Também se recomenda que tenha pelo menos dois interruptores, um para a luz geral e outro para a luz do espelho. Desta forma, apenas utilizará a luz pontual quando for necessário e poupará energia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como iluminar um banheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Como iluminar um banheiro

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Usuário anônimo
gostaria de saber exatamente que tipo de iluminação colocar no banheiro.

Como iluminar um banheiro
Como iluminar um banheiro

Voltar ao topo da página