Como iluminar um quarto escuro

Como iluminar um quarto escuro

O planejamento da iluminação em um quarto é importantíssimo para poder conseguir aproveitar todo o potencial do espaço e também para reforçar a sensação de conforto que se pretende neste cômodo. Iluminar um quarto não é algo tão complicado como pode parecer no começo, você só deve se certificar que não deixa áreas escuras ou mal iluminadas e ter em conta suas próprias necessidades como, por exemplo, a existência de um espaço para o estudo. Desta forma conseguirá criar diferentes espaços de luz em um único ambiente. Para aprender todos os truques de como iluminar um quarto escuro, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Vai precisar de:
  • Luminária de Teto
  • Luminária de Chão
  • Interruptor
  • Aplique de Parede
  • Luminária de Mesa
  • Regulador de Intensidade
  • Lâmpadas de diferentes intensidades
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar um quarto deve contar com um foco de luz principal para uso quotidiano.

2

A luz principal coloca-se no teto, em um lâmpada embutida ou pendurada. Você pode escolher uma luz quente (mais amarela) ou fria (branca) em função do seu gosto.

Imagem: decorandooquarto.com
3

Se não quiser uma luz direta, as lâmpadas embutidas no teto e orientadas, por exemplo, para a área do armário ou cabeceira da cama, servem para iluminar e ampliar visualmente o quarto.

Imagem: interpamblog.com.br
4

Se o quarto tiver uma área destinada à leitura, bordado ou a outro tipo de atividade que requeira esforço visual, prefira neste caso uma luminária de chão, que possui uma luz mais direta e bem mais cômoda para estes casos.

Imagem: thamarfreire.blogspot.pt
5

Se tiver no quarto um pequeno espaço tipo escritório ou um computador de secretária também precisará de uma luminária de mesa para trabalhar tranquilo e sem muito esforço visual. Procure uma que combine com a sua personalidade ou com o estilo que escolheu para o seu quarto.

Imagem: glamourarte.pt
6

Não esqueça dos abajures ou luminárias de noite. Aqui, as opções variam: luminárias de mesa ou apliques de parede articulados em ambos os lados da cama que permitam ser orientados quando for necessário, etc. Pesquise um pouco no mercado para encontrar as diferentes variedades. Escolha modelos em tulipa e uma lâmpada com luz suave, de potência média.

Imagem: ualdicas.com
7

Entre os acessórios de iluminação que adicionam conforto ao seu dormitório você encontra os reguladores de intensidade, muito cômodos para graduar a luz em diferentes momentos do dia.

8

Para mais comodidade você pode conectar esses acessórios com um interruptor próximo da porta, de forma a acender ou apagar as luzes quando entrar e sair do quarto de dormir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como iluminar um quarto escuro, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Iluminar um quarto convida também a procurar diferentes possibilidades que ajudem a tirar o máximo partido de tudo o que o mercado da iluminação nos oferece (que não é pouco).
  • Prefira as lâmpadas de baixo consumo.