Partilhar

Como iluminar uma cozinha

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como iluminar uma cozinha

A cozinha é um dos espaços de nosso lar onde a iluminação tem a maior importância, já que é um lugar onde são efetuadas tarefas que precisam de luz para serem realizadas de maneira correta e segura. Não se trata apenas de uma questão decorativa, mas a iluminação da cozinha deverá também ser funcional e prática. Combinaremos a luz natural de nossa cozinha com a luz artificial que nos permita preparar nossos alimentos e cozinhar de maneira tranquila e agradável. Dessa forma, em muitas ocasiões a cozinha também é um espaço para comer ou desenvolver outras atividades, por isso adaptaremos a iluminação em função do uso que daremos a esse espaço. Para que não tenha dúvida sobre a forma de o fazer, em umComo.com.br damos alguns conselhos sobre como iluminar uma cozinha.

Também lhe pode interessar: Como fechar uma cozinha americana
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos destacar que deveremos aproveitar ao máximo a luz natural de nossa janela, isto é, a que entra pelas portas e janelas. Para isso, a disposição dos móveis é essencial, bem como a instalação de cortinas e persianas que não impeça a entrada dos raios solares.

2

Quanto à luz artificial, para iluminar corretamente sua cozinha, recomendamos combinar a luz geral que será a que permitirá deslocar sem problema com luzes pontuais nas áreas de trabalho (preparo de alimentos, culinária, área de sala de jantar-escritório...). Veja aqui os diversos tipos de iluminação entre os quais escolher.

3

As fluorescentes são uma das melhores opções para a iluminação geral, já que produzem maior quantidade de luz a um menor custo e, portanto, economizará em sua conta de luz. Elas também oferecem uma iluminação branca que será muito adequada para a preparação de alimentos e na hora de cozinhar.

4

Para iluminar determinadas áreas, podemos optar por focos, que conferem uma grande flexibilidade porque podem ser instalados de maneira fácil em qualquer ponto da cozinha.

5

É fundamental não cometer o erro de instalar uma única luz no centro da cozinha, já que vão gerar sombras nas áreas de trabalho. Assim, evitará o risco de acidentes como cortes e quedas devido a uma má iluminação.

6

Desta forma, serão muito úteis as luzes embutidas em armários e aparadores, que não cansam a vista e oferecem clareza à superfície de trabalho, como a bancada ou mármore. A distância ótima para colocá-las será ao redor de 50 ou 60 cm da bancada.

7

Deste modo, será muito útil as lâmpadas incorporados na coifa que garantem a iluminação enquanto você está cozinhando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como iluminar uma cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Ilumine sua cozinha em função da luz natural que entra.

Escrever comentário sobre Como iluminar uma cozinha

Como iluminar uma cozinha
Como iluminar uma cozinha

Voltar ao topo da página