Como instalar ventilador de teto

Como instalar ventilador de teto

Em algumas regiões do Brasil ventiladores em casa são itens praticamente indispensáveis para ajudar a refrescar, circular o ar e, em alguns casos, espantar pernilongos. Você pode optar pela versão portátil ou um fixo, que pode ser instalado na parede ou no teto.

As versões de teto são tão queridas que possuem diversos modelos e cores para combinar com diferentes ambientes da casa, inclusive com áreas externas. Para que o seu ventilador de teto funcione perfeitamente é fundamental que você o instale da maneira correta. Para isso, você deve prestar atenção em alguns detalhes e obedecer certos procedimentos.

Para saber como instalar ventilador de teto, confie no tutorial do umCOMO.

Vai precisar de:
  • Trena
  • Furadeira
  • Chave de fenda, chave Philips e chave teste
  • Alicate universal e alicate descascador de fios
  • Fita isolante
  • Passa fios
  • Buchas e parafusos
  • Escada
Passos a seguir:
1

Para instalar ventilador de teto corretamente o ideal é que esse serviço seja feito por um eletricista ou um profissional da área. Você pode pedir indicações na própria loja onde comprou o ventilador. Se você mesmo vai instalar o ventilador, não se esqueça de desligar a chave geral e então comece desencapando a ponta dos fios com o auxílio de um alicate descascador de fios.

2

Para instalar ventilador de teto você deve ter a fiação correta já no teto, que no caso são 5 fios. Sendo que 2 são para o motor, 2 para a lâmpada e 1 fio terra.

3

Monte o ventilador de teto de acordo com o manual de instruções não acople o lustre e as lâmpadas, deixe para o final da instalação para evitar que quebrem.

4

A seguir, trespasse os fios que correspondem às lâmpadas por dentro do niple (foto) e então faça com que os fios do ventilador e do lustre passem por dentro da pequena haste comprida que liga o motor às pás e saiam pela base.

5

Encaixe então essa haste ao motor de maneira que a abertura maior fique com os fios saindo pela ponta e voltada para fora. A seguir, posicione o pino de fixação.

Imagem: mephim.net
6

Em seguida, introduza o fio do motor e do soquete por dentro dessa mesma haste e então coloque o pino de segurança.

7

Para instalar ventilador de teto, utilize a furadeira, parafusos e buchas para furar o teto do tamanho em que o suporte pede e então fixe esse suporte. Encaixe o ventilador ao suporte mas não o prenda totalmente, ele deve manter o movimento quando ligado.

8

Ligue os fios que correspondem ao fio fase do lustre e fase do motor ao fio fase da rede. Aproveite para conectar o retorno da lâmpada com o retorno da chave controle. Depois disso, você pode ligar os fios de exaustão e ventilação do motor ao capacitor. Finalize com fita isolante.

9

Com o auxílio de uma chave de fendas, remova o interruptor simples e substitua por uma chave de controle. Faça então as seguintes conexões com fita isolantes nessa ordem:

  1. 2 fios da chave de controle com os fios do motor
  2. Fio de alimentação à rede elétrica
  3. Isole o fio preto que sobrou
10

Finalmente, instale a(s) lâmpada(s) e, em seguida, o vidro do lustre. Cheque se as pás estão bem ajustadas e aperte os parafusos. Se tudo correu bem, agora você já sabe como instalar ventilador de teto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar ventilador de teto, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Nunca se esqueça de desligar a chave geral antes de mexer na fiação.
  • Não misture pás de ventiladores diferentes, isso pode danificar seu produto e causar acidentes.
  • O teto onde o ventilador será instalado deve suportar pelo menos 25 kg.
  • Antes de instalar o ventilador observe se as pás ao girar não irão esbarrar em outros objetos, janelas e portas. Elas deverão ser instaladas a uma altura maior que 2,3 m acima do piso e a pelo menos 0,5 m das paredes.