Como jogar fora o óleo de cozinha

Como jogar fora o óleo de cozinha

Uma vez que tenhamos reutilizado o óleo de cozinha para a preparação de vários pratos, chega o momento de eliminá-lo. No entanto, muitas pessoas desconhecem a forma correta de fazê-lo para evitar a contaminação da água, já que apenas um litro de óleo de cozinha pode chegar a contaminar centenas de litros de água, por isso nunca é recomendável jogá-lo na pia. Então o que fazer? No umComo.com.br explicamos-lhe como jogar fora o óleo de cozinha de forma correta e sem contaminar.

Passos a seguir:
1

Se você deseja evitar a contaminação da água pondo seu grãozinho de areia, é bom que conheça a forma correta de jogar fora o óleo de cozinha. O primeiro que deve fazer é esperar que o óleo que planeja jogar fora esfrie; nunca se recomenda eliminá-lo quente.

2

Existem duas formas para jogar fora o óleo de cozinha:

  • Simplesmente eliminando-o como indicaremos a você mais adiante.
  • Ou levando a um posto de reciclagem. Trata-se de um posto para coleta de materiais como pilhas, eletrodomésticos, óleos ou tintas que não se costumam colocar nos contêineres de reciclagem habituais, mas que podem ser reaproveitados, reduzindo assim a contaminação.
3

Uma vez frio, pegue o óleo de cozinha e verta em uma embalagem de plástico ou vidro que possa fechar muito bem. As embalagens de refresco ou de água são uma boa alternativa.

Se você planeja levar a um posto de reciclagem, é importante que não misture o óleo de cozinha com outros líquidos como a água, muito menos que o faça com óleo de motor ou de outra índole.

4

Se simplesmente quer jogar fora o óleo de cozinha, então uma vez embalado e bem fechado, pode jogar no lixo regular, naqueles contêineres destinados aos resíduos não recicláveis.

5

No entanto, uma alternativa genial é levá-lo ao posto de reciclagem para que o óleo de cozinha possa ser reaproveitado de uma forma mais ecológica; assim estará contribuindo de maneira ativa para ter um planeta mais verde. Você pode consultar onde encontrar postos de coleta e reciclagem na sua cidade através da internet ou site da prefeitura.

6

Mas ainda existem outras alternativas para dar uma nova vida ao óleo de cozinha; por exemplo, fazendo sabonetes caseiros. Se te agradam os trabalhos manuais e também aprecia a ecologia, com certeza esta ideia vai te encantar; por isso em umComo.com.br explicamos a você como fazer sabonete com óleo usado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar fora o óleo de cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.