Partilhar

Como lavar as toalhas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como lavar as toalhas

Após um bom duche ou um banho relaxante é muito agradável se envolver e se secar com uma toalha suave. Mas, como sabemos, à medida que as vamos usando as toalhas começam a endurecer e a ficar bem mais ásperas, parecendo complicado voltarem a recuperar o seu estado original. No entanto, se desde o princípio reparar no seu cuidado e lavar de forma adequada, é possível prolongar a sua maciez e desfrutar de sua suavidade por muito tempo, quer saber como? Então continue lendo este artigo de umComo, onde revelamos a você os melhores truques para lavar as toalhas de banho.

Também lhe pode interessar: Como fazer com que as toalhas fiquem macias
Passos a seguir:
1

Ainda que seja uma recomendação opcional, lavar as toalhas separadas de outras peças é uma boa forma de impedir que as sua fibras endureçam, que possam absorver as cores de outra roupa ou ficar cheias de pelinhos. Assim, para economizar dinheiro e energia você pode esperar até acumular bastantes toalhas para lavar tudo junto e obter melhores resultados. Lembre-se que a carga também não deve ser excessiva, já que as toalhas precisam se mover com facilidade para que a água passe bem entre elas e fiquem completamente limpas.

Como lavar as toalhas - Passo 1
2

Além disso, tenha em consideração que as toalhas novas devem ser lavadas sempre antes de se usarem pela primeira vez, e a melhor forma de fazer isso é usando a metade da quantidade normal de detergente que usa habitualmente e acrescentar um pouco de vinagre branco (meia xícara) na gavetinha do detergente para evitar desbotar com tanta facilidade.

3

O método anterior não servirá apenas para os novos modelos, mas também é perfeito para manter em boas condições as toalhas mais velhas. Assim, para lavar as toalhas de banho e conseguir que estejam sempre desinfetadas e esponjosas, o ideal é realizar um ciclo de lavagem com água fria para o qual precisará de apenas um pouco de detergente na gavetinha e um pouco de vinagre branco. Não se preocupe com o cheiro que o vinagre branco pode deixar nas toalhas, já que será eliminado durante a lavagem. Agora, se preferir não arriscar você pode colocar as toalhas de molho em um recipiente com água e um pouco de vinagre branco mesmo antes de introduzir na máquina de lavar, e depois lavar apenas com detergente.

Outra opção é substituir o vinagre branco por uma xícara de amoníaco perfumado e um pouco de suco de limão: como resultado terá toalhas muito suaves e limpas.

Como lavar as toalhas - Passo 3
4

Depois que o ciclo de lavagem das toalhas terminar, pode estender as toalhas para que sequem ao ar livre. Faça-o assim que tirar da máquina de lavar, e para que fiquem perfeitas, primeiro corrija a forma sacudindo uma por uma e depois estenda em um local arejado, mas sem que fiquem expostas de forma direta à luz solar.

Se tiver máquina de secar, melhor ainda! É perfeita para retirar toda a umidade das toalhas e deixá-las com uma suavidade e um acabamento impecável.

Como lavar as toalhas - Passo 4
5

É muito importante que antes de apanhar as toalhas para guardar, espere até secarem completamente e não use ferro a vapor, já que a poderia deixar umedecida e favorecer o aparecimento de cheiros desagradáveis.

Se quer descobrir mais conselhos para que suas toalhas se mantenham iguais ao primeiro dia, convidamos você a consultar o artigo Como fazer com que as toalhas fiquem macias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar as toalhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como lavar as toalhas

Como lavar as toalhas
1 de 4
Como lavar as toalhas

Voltar ao topo da página