Como lavar cobertores

Como lavar cobertores

A roupa de cama requer uma limpeza adequada para manter as máximas medidas de higiene e evitar a proliferação de ácaros. Dessa forma, ao finalizar a época fria do ano, será necessário lavar bem os cobertores, edredons e demais roupas de cama para guardá-las até à próxima temporada. Alguns tecidos podem requerer limpeza a seco ou outras técnicas de limpeza, mas você mesma/o poderá manter a maioria dos cobertores limpos em casa. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos com detalhes como lavar cobertores.

Passos a seguir:
1

O primeiro a ser feito antes de lavar os cobertores de sua casa será consultar as instruções de lavagem na etiqueta, cujos símbolos indicarão qual deverá ser o método de limpeza.

2

Caso seja necessário limpar a seco seus cobertores, você deverá levá-los a uma lavandaria onde possam aplicar o tratamento adequado e deixar sua roupa de cama limpa.

3

Normalmente, os cobertores menores poderão ser lavados na máquina de lavar roupa, usando o programa adequado. Caso disponha de uma, use o programa de lã ou de roupa delicada; caso contrário, você deve lavá-los com água fria, sem centrifugação.

4

É importante ter em conta que, ao serem molhados, os cobertores ficam muito pesados, pelo que se deve observar a capacidade do seu eletrodoméstico. Assim, o eletrodoméstico poderia quebrar durante a centrifugação, devido à força necessária para dar voltas, de forma que deverá secar o cobertor ao ar livre.

5

Outra opção na hora de lavar seus cobertores será fazê-lo na banheira, especialmente no caso dos maiores. Para isso, deverá colocá-lo de molho com água e detergente neutro e deixá-lo repousar durante algumas horas.

6

Para tirar o cobertor da banheira, será preciso esvaziar a água e enxaguá-lo com água limpa. Devemos notar que é preciso força física para levantar e manipular o cobertor molhado, por isso, talvez seja necessário pedir ajuda a outra pessoa.

7

Quando tiver eliminado por completo o sabão, deverá pôr seu cobertor limpo para secar, mas será importante colocá-lo em um local que possa suportar o peso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar cobertores, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.