Como lavar suas próprias roupas a seco em casa

Como lavar suas próprias roupas a seco em casa
Imagem: ma.quebarato.com.br

Provavelmente tem alguma peça no guarda roupa ou já viu alguma peça de roupa com a etiqueta que dizia "lavagem a seco". Estas roupas são feitas de tecidos que não se podem simplesmente colocar na máquina de lavar roupa com água e detergente. Pois estes tecidos poderão correr o risco de encolher, desbotar ou perder a forma se forem lavados em água. Assim, para evitar danificar as suas peças de roupa favoritas, deverá fazer a limpeza usando o método de lavagem a seco. A lavagem a seco remove a sujidade e outras manchas que a roupa possa conter sem usar água. Normalmente, as lavanderias oferecem este tipo de serviço, mas se quiser economizar algum dinheiro também o poderá fazer em casa. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como lavar suas próprias roupas a seco em casa.

Passos a seguir:
1

Para lavar uma peça de roupa a seco, em vez de se utilizar água, utiliza-se solventes, que passam pelos fios do tecido eliminado a sujidade sem serem absorvidos pela roupa. Os solventes utilizados na lavagem a seco são os alifáticos, que podem ser encontrados em mercados ou lojas de tinta, como o Varsol.

2

Lavagem a seco de lãs e malhas. As roupas de e malhas podem ser lavadas a seco, mas deve confirmar sempre os símbolos de lavar a roupa na etiqueta interior (poderá ter a indicação escrita dizendo "lavagem a seco" ou poderá estar representada por um símbolo de um círculo). Para lavar este tipo de tecidos poderá utilizar álcool comum e seguir os seguintes passos:

  • Coloque numa bacia as roupas que pretende lavar, de seguida coloque álcool até ficarem cobertas. Esfregue suavemente nas partes que tiverem sujas ou com manchas. Escorra o álcool, torça a roupa e repita este procedimento acrescentando novamente álcool.
  • Após torcer novamente a roupa, deverá retirar o excesso de álcool com uma toalha.
  • Deverá colocar a roupa a secar à sombra e num sítio arejado.
3

Lavagem a seco de ternos e peças de seda pura. Os ternos e peças de seda podem ser lavados a seco, no entanto lembre-se sempre de verificar na etiqueta interior. Para lavar este tipo de tecidos poderá utilizar o solvente Varsol e seguir os seguintes passos:

  • Coloque a roupa que pretende lavar numa bacia e despeje Varsol até cobrir a roupa a ser lavada. Deverá deixar a roupa de molho por aproximadamente uma hora.
  • De seguida, torça a roupa e utilize uma toalha para absorver o produto todo.
  • Deixe a roupa secar à sombra e num local arejado, para que o cheiro a solvente saia da roupa, o que pode levar entre 2 a 3 dias.
  • Não deverá passar a ferro diretamente sobre o tecido, deverá colocar papel manilha ou um tecido fino entre o tecido e o ferro e passar sem vapor.

Evite uma exposição prolongada com este solvente e siga as instruções da embalagem do produto, evitando assim riscos para a saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar suas próprias roupas a seco em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Mantenha os produtos utilizados, fora do alcance das crianças.
  • Se a peça de roupa estiver bastante suja ou for extremamente delicada, o melhor é levá-la a uma lavandaria, para obter melhores resultados.
  • Antes de utilizar estes produtos químicos, leia atentamente todas as instruções da embalagem, para uma utilização correta.