Como lavar sutiã corretamente

Como lavar sutiã corretamente

Por ser uma peça que está sempre em contato com a pele, ainda mais em regiões onde o suor costuma ser mais intenso, é importante saber como lavar sutiã corretamente para manter a boa higiene do corpo. Para a ajudar nessa hora e esclarecer todas as suas dúvidas, o umComo.com.br separou as principais informações a respeito do assunto. Veja quais são elas de seguida!

Passos a seguir:
1

Engana-se quem acha que o sutiã não merece um tratamento especial na hora de ser lavado. Dessa forma, ao invés de colocá-lo dentro da máquina de lavar com todas as outras roupas, o mais indicado para lavar sutiã corretamente consiste em fazer isso de maneira separada, o que pode ser realizado com a ajuda de um balde ou bacia. Você também pode usar os sacos especiais que protegem as peças dentro do eletrodoméstico. Uma fronha fechada com um nó também serve.

2

No entanto, a importância de lavar a lingerie separado não é apenas por se tratar de uma peça que costuma ser mais delicada e que por isso pode ser danificada facilmente, mas também para manter a segurança na lavagem. Ou seja, o sutiã sempre está em contato mais próximo com os seios e as axilas, regiões do corpo que suam muito e são quentes, tornando-se ambientes propícios para a proliferação de bactérias.

Veja também o nosso artigo sobre se usar sutiã sujo faz mal ou não.

3

Por causa disso, quando as peças não são bem lavadas, há o risco do sutiã não ser descontaminado de forma adequada. Também corre o risco de ser contaminado com as bactérias e sujeiras de outras peças de roupas, como meias e calças. Uma alternativa é lavar a sua roupa íntima com pijamas, camisolas e outras peças semelhantes. É possível deixá-las de molho, na própria máquina de lavar com algumas gotas de álcool ou vinagre. Já para a peça durar mais é recomendado ler as informações da etiqueta.

4

Peças com enfeites, bordados e outros detalhes podem ser lavados à mão para não estragarem. Já quando o sutiã é lavado na máquina deve estar com outras peças coloridas, se ele for colorido, ou roupas brancas, se ele for branco. Isso vai evitar manchas, nesse sentido, outra dica é, quando a peça for lavada pela primeira vez, lavá-la separadamente, em um balde. Isso evita que o sutiã manche outras roupas se dele sair muita tinta.

5

Também é importante usar produtos de qualidade, sejam eles sabões em pó, líquido ou em barra. O mesmo serve para o amaciante, lembrando que ele pode ser o responsável por alergias no corpo e, assim, é dispensável em alguns casos. Todos esses produtos devem ser usados apenas o suficiente. Já se a escolha for por lavar o sutiã na máquina, é recomendado que sejam abotoados para que não torcem e se danifiquem.

6

Se você lavar na mão a lingerie, deixe a peça 30 minutos de molho no balde com o sabão e, depois, esfregue delicadamente o tecido, em especial, na região que se aproxima das axilas. Na sequência, enxague a peça com água limpa até que todo o sabão tenha saído. Se optar pelo uso do amaciante deixe a peça imersa em água com um pouco do produto por alguns minutos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar sutiã corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.