Como lavar um chapéu

Como lavar um chapéu
Imagem: housekeepinghere.com

Se lavar a roupa já pode ser uma dor de cabeça para alguns, pior é o quebra-cabeça na hora de lavar algumas roupas ou complementos como, por exemplo, o chapéu. Eles podem ser colocados na lavadora? Encolherão? Ficarão manchados? A verdade é que isso varia muito em função de cada chapéu, mas em umComo queremos explicar alguns conselhos gerais sobre como lavar um chapéu.

Passos a seguir:
1

Primeiro veja a etiqueta com instruções de lavagem, deste modo você poderá conhecer a melhor forma de manter seu chapéu impecável e em ótimas condições. Recomendamos que você consulte nosso artigo sobre o que significam os símbolos de lavar a roupa para que entenda melhor qual é o melhor método de lavagem.

Imagem: juloli.blogspot.pt
2

Caso tenha cortado a etiqueta e não saiba qual é a forma apropriada de lavar seu chapéu, sugerimos que não se arrisque em colocá-lo na lavadora, especialmente se for um chapéu novo ou que aprecie muito.

3

Se o seu chapéu se manchou e quer eliminar essas detestáveis manchas, você pode tentar tirá-las com uma mistura de água, detergente de lavar pratos e amoníaco. Com a ajuda de uma escova de dente, você deverá esfregá-lo sobre as manchas e deixar o chapéu secar à sombra. É importante que não o coloque ao sol porque poderiam ficar marcas.

4

Você também pode optar por lavar o chapéu à mão para limpá-lo por completo. Recomendamos que você o lave em água fria, especialmente se for um chapéu de cor, para evitar que manche ou encolha. Deste modo, deverá pôr água em uma bacia ou terrina junto com detergente para lavar roupa à mão.

5

Deixe o chapéu algum tempo de molho e provavelmente será necessário esfregar a parte interior dianteira onde se une a viseira ao chapéu ou as laterais do chapéu, para acabar com marcas de suor.

6

Enxágue o chapéu com água para eliminar os restos de detergente até ter certeza de que não faça espuma. Preste especial atenção à viseira e não tente torcê-la ou poderia deformar o chapéu.

7

Na hora de secar o chapéu, o mais recomendável será colocar dentro dele uma toalha pequena ou um pano de cozinha para dar-lhe forma e prevenir deformações. Ainda que seja um pouco tarde, sugerimos deixá-lo à sombra para que o sol não o estrague.

Imagem: baseball-cap.biz
8

Cabe destacar que se for um chapéu velho, você pode optar por colocá-lo diretamente na lavadora, mas não existe garantia de que ele não vai deformar ou descolorir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar um chapéu, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.