Como limpar a cama do meu cachorro

Como limpar a cama do meu cachorro
Imagem: extertronic.com

Quando está em casa, seu cachorro passa grande parte do tempo em sua cama, e não é de estranhar que solte cheiros desagradáveis ou estrague a estética da casa por sua quantidade de sujeira. Além de criar mal-estar no lar, uma cama suja afeta negativamente a saúde do seu cachorro, pois está dormindo e descansando sobre uma quantidade enorme de bactérias que podem provocar doenças graves. Neste artigo de umComo.com.br mostramos a você o segredo para saber como limpar a cama do seu cachorro corretamente.

Passos a seguir:
1

Dar banho ao seu cachorro é importante para mantê-lo saudável e assegurar que seu lar se mantenha limpo, mas não adianta nada se não fizer o mesmo com sua cama. Geralmente, a cama dos cachorros reduz-se a dois tipos: camas de espuma ou camas de vime com colchão. Em ambos os casos, a forma de limpeza é a mesma, já que os colchões das camas de vime também são cheias de espuma.

2

A primeira coisa que devemos fazer para limpar a cama do cachorro é separar as diferentes partes da cama e tirar as capas que cobrem a espuma da cama e do colchão. Normalmente existe algum zíper ou velcro que permite tirar a espuma. Este passo é importante porque as capas e a espuma devem ser limpas, sempre, separadamente.

3

Depois de separar tudo, começamos pelas capas. Provavelmente a capa da cama de seu cachorro estará repleta de pelos, por isso, primeiro você deve se livrar deles. Pode fazê-lo com um aspirador, um rolo especial para tirar pelos de cachorro, ou sacudindo se não tiver nenhum dos utensílios anteriores.

4

Quando tiver tirado todos os pelos da capa, já pode começar a limpar as manchas difíceis, se houverem. Para isso deverá identificar o tipo de tecido da capa e a origem da mancha. Quando tiver tirado todas as manchas, coloque a capa na máquina de lavar roupa. Use água quente para desinfetar (a não ser que a etiqueta de lavagem indique o contrário) e um detergente suave.

5

Agora, enquanto a capa estiver na máquina, vamos limpar a espuma. Você tem duas opções para limpar a espuma do colchão ou a cama. A primeira e mais simples é colocar na lavadora com um detergente suave e água morna. A segunda é fazê-lo à mão. No caso de colocar na lavadora, se o colchão do seu cachorro for recheado de espuma picada (em pedacinhos) ou fibra de poliéster deverá colocar duas ou três bolas de tênis, em função do tamanho do colchão, para que a espuma mantenha o seu volume.

Imagem: badulakedeana.com
6

Se na etiqueta de lavagem está escrito que não pode colocar o colchão do seu cachorro na lavadora, deverá lavar a espuma à mão. É muito fácil, você só precisa de um recipiente um pouco maior do que a cama do cachorro, encher com água quente, acrescentar um pouco de detergente suave e introduzir a espuma lá dentro. Deixe bastante tempo para que limpe e desinfete bem. Depois, esfregue com as mãos toda a espuma para acabar de tirar a sujeira. Não use uma escova, pois pode danificar a espuma.

7

Enxágue o sabão da espuma com água morna e deixe secar em algum lugar livre de umidade. Não coloque na secadora, pois pode reduzir o volume do colchão ou danificá-lo.

8

Se a cama do cachorro tiver alguma coberta você deverá retirar todos os pelos como fez com a capa da cama antes de lavar. Depois, deixe de molho com água quente para eliminar todo o tipo de bactérias. Depois, coloque na lavadora e use um detergente suave. Com isso a cama do seu cachorro já está limpa!

Imagem: mascotaland.es
9

Recomenda-se lavar a cama do cachorro uma vez por semana para eliminar as bactérias e insetos que possam morar nela. Se seu cachorro tiver se sujado de lama (ou qualquer outra coisa) durante o passeio e tiver manchado a cama, limpe mesmo se já tiver limpo nessa semana. Você deve dar à cama do seu cachorro o mesmo tratamento que dá para a sua.

Imagem: perros.anipedia.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a cama do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.