Como limpar a chapa do fogão a lenha

Como limpar a chapa do fogão a lenha

Utilizar objetos e métodos antigos para realizar tarefa que já possuem uma maneira mais moderna de serem feitas tem suas vantagens e desvantagens. Quando falamos sobre fogão a lenha, é indiscutível que esse método de cozimento de alimentos deixa tudo com um sabor especial de comida caseira, além disso, perfuma nossas residências com o aroma da madeira. Apesar das vantagens citadas, é também inegável que fogões do tipo exigem um esforço a mais na hora da limpeza, já que não são feitos com materiais modernos que dificultam a fixação de sujeiras. Na hora de limpar a chapa surgem muitas dúvidas como se podemos utilizar água ou não e como proceder à limpeza, valendo dizer que o esclarecimento das questões citadas é necessário não apenas pela higienização mas também para garantir o bom funcionamento do fogão.

Se você aprecia uma cozinha mais rústica e quer saber como limpar chapa de fogão a lenha, leia esse artigo do umCOMO.

Como limpar chapa de fogão a lenha

A primeira coisa a saber quando estamos procurando como limpar fogão a lenha é que existem algumas técnicas e produtos que poderão nos fazer atingir o objetivo com facilidade. Para limpar a chapa do fogão a lenha é preciso:

  • Remover o grosso: quando vamos limpar chapa de fogão a lenha o primeiro passo é sempre remover a sujeira mais grossa e que costuma estar mais solta. Em caso de fogões a lenha, uma opção para retirar a fuligem produzida pelo próprio fogão é utilizar uma vassoura pequena ou um pincel.
  • Faça a limpeza semanalmente: se usa o fogão a lenha praticamente todos os dias deve proceder a limpeza do mesmo uma vez por semana no mínimo. Retirando a chapa e limpando fuligem com um pincel ou uma vassoura pequena, talvez seja necessário proceder a uma raspagem por acumular fuligem.
  • Evite acúmulo de água: você deve utilizar o fogão a lenha algumas vezes, para evitar que a umidade acelere a oxidação da chapa.
  • Seque a superfície com cuidado: após retirar a fuligem passe um pano sutilmente umedecido ou um pano seco, dependendo da necessidade em relação à quantidade de sujeita. Também é possível substituir a água por produtos de limpeza específicos para chapas de metal.

Dica: já que o fogão a lenha produz uma grande quantidade de fuligem oriunda da madeira queimada, uma boa ideia antes de limpar chapa de fogão a lenha é cobrir os arredores do fogão com jornal ou papelão, evitando assim que você tenha que fazer uma limpeza pesada também no chão logo em seguida.

Se você também tem um fogão comum de cozinha e utiliza o fogão a lenha apenas para ocasiões especiais, certamente quer manter ambos limpos. Nesses casos, veja também como limpar os fogões da cozinha.

Como polir chapa de fogão a lenha

Após limpar chapa de fogão a lenha e o fogão todo, também é válido fazer um acabamento que deixa a chapa com uma aparência de limpeza e também brilhante, o que faz com que pesquisemos como deixar a chapa do fogão a lenha com brilho.

Veja abaixo o que fazer para dar brilho no fogão a lenha:

  • Após a limpeza, utilize uma lixa pequena e fina, esfregando suavemente e várias vezes ao longo da chapa, polindo assim a superfície.
  • Use óleo para finalizar sempre que puder, podendo ser azeite ou óleo vegetal como lubrificante da chapa do fogão a lenha, de forma a impedir que a umidade do ar enferruje a chapa, tornando-a mais duradoura e dando brilho ao metal.

Como remover ferrugem de chapa de fogão a lenha

O ferrugem surge com a oxidação de metais, o que é causado pelo contato entre o material e a água. Por ser fita de metal, as chapas de fogão correm o risco de acabarem enferrujando, principalmente se você mora em locais úmidos. Se você quer saber como limpar chapa de fogão a lenha mas, além da sujeira encontrada na chapa, também percebeu uma crosta composta por ferrugem, veja abaixo como limpar chapa de fogão a lenha com ferrugem a partir de uma lista com materiais e misturas que podem ser utilizados dar um aspecto limpo ao seu fogão:

  • Limão com sal;
  • Bicarbonato de sódio com água;
  • Vinagre de álcool;
  • Ácido cítrico;
  • Ácido oxálico.

Além dos produtos citados acima, também é possível adquirir removedores específicos de ferrugem que podem ser facilmente encontrados em lojas de material de construção. Para esfregar e remover a ferrugem, você pode utilizar materiais abrasivos como esponjas de aço.

Importante: caso você for utilizar materiais mais agressivos como ácidos, tome bastante cuidado para limpar a chapa com cuidado após a remoção da ferrugem, já que o contato direto do ácido com a pele poderá causar ferimentos cutâneos. Utilize luvas de proteção.

O que evitar na hora de limpar fogão a lenha?

Além de saber o que fazer para limpar chapa de fogão a lenha, também é necessário saber quais são as coisas que não podemos por em prática para evitar que tenhamos alguma ideia mirabolante que pareça boa mas que, no fim das contas, vai acabar prejudicando nosso fogão. Veja abaixo quais são algumas das cautelas para sempre ter com a chapa do fogão a lenha a fim de mantê-la em boas condições:

  • Evite utilizar água para limpar a chapa, já que a umidade vai acelerar a oxidação da chapa do fogão deixando a chapa corroída e maltratada. Caso você não tiver produtos de limpeza específicos para fogão nem algum outro produto mais geral que possa ser utilizado, a água pode ser uma opção se que em pequena quantidades e também desde que você passe depois um pano seco para garantir que a umidade será absorvida. Uma ideia também bastante boa é fazer a limpeza antes de utilizar o fogão, já que o calor do fogo irá fazer com que a água evapore rapidamente.
  • Evite também que outros líquidos caiam na chapa se tal acontecer deve limpar o mais rapidamente possível.
  • Não faça uso de materiais corrosivos ou inflamáveis como a gasolina ou o álcool, já que a inflamabilidade desses produtos pode ser bastante perigosa em razão do fogo, o que poderá causar acidentes.
  • Evite o uso de materiais pontiagudos na limpeza da chapa do fogão a lenha para não danificar a chapa e também para evitar a criação de uma zona frágil de oxidação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a chapa do fogão a lenha, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.