Como limpar a cozinha rápido

Como limpar a cozinha rápido
Imagem: dicas10.com

A cozinha é o cômodo da casa que mais usamos, e consequentemente o que mais sujidade acumula. É muito importante manter a cozinha limpa e higienizada, mais do que os restantes cômodos da casa, pois é onde preparamos e cozinhamos os alimentos que iremos consumir. Se o local onde o fazemos está sujo e cheio de bactérias, poderemos desenvolver algum tipo de indisposição após a refeição ou, a longo prazo, desenvolver doenças. Sabemos que limpar a cozinha é uma tarefa aborrecida, por isso preparámos este artigo de umComo.com.br em que lhe ensinamos como limpar a cozinha rápido.

Passos a seguir:
1

De forma a facilitar uma limpeza rápida de sua cozinha o truque é, todos os dias, se dedicar a realizar algumas tarefas simples e pouco demoradas. Por exemplo: se todos os dias você lavar a loiça depois da refeição, limpar o forno ou fogão depois de cozinhar e limpar o microondas depois de aquecer comida, será muito mais fácil dar uma limpeza geral uns dias depois.

2

Ao longo do tempo que passa na cozinha, tente manter sempre tudo no lugar. Volte a arrumar no sítio o que desarrumou, coloque diretamente no lixo o que não vai usar mais, não deixe coisas espalhadas e verá que a limpeza será muito mais rápida pois não terá de perder tempo com as arrumações.

Imagem: pinterest.com
3

Passe um pano úmido na bancada de forma a limpar as sujeiras, pó e migalhas que se foram formando. De seguida, pegue no aspirador e aspire o chão, para eliminar o lixo que possa ter caído e outros resíduos já existentes.

4

Retire os alimentos estragados da geladeira e limpe-a por dentro com um pano úmido. Por norma este não é um eletrodoméstico que se suje muito, pelo que este processo será rápido e fará uma grande diferença. Finalize colocando um limão ou uma cebola cortada em uma das prateleiras, um truque eficaz para eliminar os maus odores e controlar a proliferação de bactérias.

Imagem: nattivasorganico.com.br
5

De forma a limpar a cozinha rapidamente e com eficácia é também muito importante usar produtos bons e que resultem. Isto não significa que terá de adquirir os mais caros que encontrar, procure saber junto de suas amigas, colegas e familiares quais recomendam. Além disso existe um produto bem econômico e com várias utilidades na cozinha que o vai surpreender pela sua eficácia: o bicarbonato de sódio.

6

Se não tem máquina de lavar-louça nem tempo para lavar a louça no momento, coloque-a numa bacia com água quente e detergente. Isto irá amolecer a sujidade e facilitar o processo de a lavar mais tarde. Além disso deixará a pia livre para outras utilizações que necessite e reduzirá o desenvolvimento de bactérias nela.

Imagem: clickgratis.com.br
7

Não se esqueça também de limpar os azulejos da cozinha, principalmente os que estão próximos do fogão. Ao longo do tempo eles vão acumulando gordura, pó e outras sujidades que nós não queremos presentes neste espaço, por isso diariamente, depois de cozinhar, passe um pano úmido neles.

8

Finalize todo o processo rápido de limpeza com uma lavagem do chão da cozinha, de preferência com água sanitária, de forma a higienizar, ou um lava-tudo perfumado para deixar um agradável cheirinho a limpeza. Cuidado ao misturar água sanitária com outros produtos de limpeza.

Imagem: bricomax.pt
9

Para dias em que tem mais tempo disponível para se dedicar a uma limpeza mais profunda da cozinha não se esqueça de limpar o exaustor, limpar o congelador e limpar o lava-louça. São tarefas mais demoradas mas vai perceber que compensam pois evitarão muitas chatices na hora de limpar a cozinha rápido nos dias seguintes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a cozinha rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.