Como limpar a parte branca do tênis

Como limpar a parte branca do tênis

A sujeira acumulada, com o passar do tempo, assim como a exposição ao sol e outras manchas de substâncias concretas fazem com que, aos poucos, as solas dos nossos tênis vão perdendo a cor branca tão característica. Ainda que você lave o calçado com certa frequência, não é fácil fazer com que ele recupere sua cor original. Não à toa, muita gente se pergunta como tirar o amarelo da sola do tênis sem que ele fique desgastado pelo uso desnecessário da máquina de lavar.

Se você também quer saber como limpar a parte branca do tênis e deixá-los brilhando feito novos, não perca este artigo do umCOMO. Vamos te mostrar diferentes soluções perfeitas para resolver o problema. Anote!

Pasta de dente

Você sabia que a pasta de dente pode ser sua melhor aliada para limpar a sola dos tênis? Seu teor de bicarbonato e carbonato de cálcio, entre outras substâncias, torna esse produto tão bom para o clareamento dos dentes quanto para a remoção do amarelo de outros produtos, como os nossos calçados. Você não vai precisar de um tipo específico de pasta de dente, portanto, se quiser saber como limpar a parte branca do tênis, tome nota:

  1. Use um pano úmido para tirar a sujeira mais aparente das solas, incluindo as bordas brancas.
  2. Espalhe a pasta de dente com os dedos ou com auxílio de uma escova de dentes que você já não usa mais. Você deve fazer isso de modo que a pasta consiga cobrir muito bem as bordas do tênis e, se quiser, também a superfície da sola.
  3. Deixe a pasta de dente secar e agir por cerca de cinco minutos.
  4. Após esse tempo, e novamente usando a escova de dentes ou um pano velho, vá retirando a pasta. Você não precisa esfregar muito, apenas remover suavemente a pasta de dente do tênis.
  5. Para terminar, passe um outro pano umedecido por cima.

Vinagre branco e bicarbonato

Se você quer saber como limpar tênis branco, deve entender um pouco sobre as misturas caseiras mais potentes que existem por aí. Por um lado, o vinagre é um ingrediente antibacteriano e alvejante capaz de acabar com o mau cheiro das roupas e limpar diferentes produtos e superfícies da casa com profundidade. Neste outro artigo do umCOMO te explicamos com mais detalhes como limpar com vinagre.

Por outro lado, o bicarbonato também é perfeito para remover a gordura de diferentes espaços e objetos, e ao juntar esses dois ingredientes você vai deixar os seus tênis feito novos:

  1. Misture partes iguais de água e vinagre branco em um copo. Em seguida, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  2. Molhe um pano na mistura e limpe toda a sola do tênis, incluindo as laterais e a ponta, onde é mais comum encontrar manchas.
  3. Deixe a mistura agir por alguns minutos e, em seguida, limpe os tênis com um pano limpo e úmido.
  4. O amarelo na sola do tênis vai desaparecer instantaneamente!

Água oxigenada

O peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada, é um poderoso alvejante, limpador e desinfetante que também pode ser bastante útil quando se trata de deixar as solas do seu tênis impecáveis. O produto funciona até mesmo quando as áreas amareladas não se limitam apenas ao plástico dos tênis, mas se estendem pelo tecido do próprio calçado. Se esse for o seu problema, anote as instruções:

  1. Coloque água morna em uma tigela e adicione uma boa medida de água oxigenada.
  2. Mergulhe seus tênis na mistura e deixe a água oxigenada agir por cerca de 30 minutos.
  3. Ao tirar os tênis da tigela, enxágue com bastante água morna para não deixar vestígios da água oxigenada.
  4. Enquanto você está enxaguando com água morna da torneira, você pode usar uma escova para terminar de remover todos os vestígios de sujeira.

Se você quer apenas saber como tirar o amarelado do tênis, use uma escova de dentes suave embebida em água oxigenada diluída em água natural para te ajudar. Esfregue as solas até remover todo o amarelo e, depois, deixe secar ao ar livre. Quer mais informações sobre os diferentes benefícios e usos da água oxigenada? Se for esse o caso, dê uma olhada nesse outro artigo do umCOMO.

Detergente líquido e sal

Se você precisa como limpar os tênis de maneira rápida, existe um jeito simples e eficaz para deixá-lo impecável em questão de minutos. Nós, do umCOMO, aconselhamos que você use o detergente que você costuma utilizar para lavar louças como limpador poderoso, além de sal para que as propriedades alvejantes do produto eliminem os odores ruins e as manchas mais difíceis.

  1. Faça uma mistura simples, dissolvendo duas colheres de sopa do detergente que você usa para lavar louças em um pouco de água. Em seguida, adicione um bom punhado de sal grosso para que os grãos do produto ajudem na remoção da sujeira.
  2. Usando uma escova ou pano macio, esfregue as bordas do tênis com a mistura poderosa que você acabou de fazer até que a espuma retire os restos de sujeira.
  3. Limpe com um pano úmido e você vai conseguir deixar a sola dos tênis completamente brancas.

Removedor de esmalte

Muitas vezes o problema não está tanto na sujeira que ficou presa na sola do tênis, mas você quer mesmo saber como tirar o amarelado do tênis sem danificá-lo. Um dos melhores jeitos de fazer isso é recorrer ao removedor de esmaltes ou acetona, que você costuma usar nas unhas, já que se trata de um composto químico com propriedades solventes que, da mesma forma que te ajuda a remover o esmalte, pode também te auxiliar a acabar com manchas mais resistentes. Explicamos como limpar a parte branca do tênis a seguir:

  1. Antes de começar, limpe a sola com um pano úmido para remover qualquer partículas de sujeira.
  2. Aplique o removedor de esmaltes na borda amarelada do tênis com uma escova macia.
  3. Para finalizar, limpe novamente o tênis, dessa vez com o pano no qual você colocou algumas gotas de acetona.
  4. Deixe seus tênis secarem longe da luz do sol.
  5. Se você quiser aumentar a eficácia dessa solução, experimente misturar a acetona que você usa com uma pequena colher de bicarbonato.

Sabão em pó e limão

O sabão em pó que você usa para lavar suas roupas todos os dias também pode funcionar como base para um truque caseiro ideal na limpeza das solas dos tênis em tempo recorde. Quando somamos a esse produto as propriedades antibacterianas, desinfetantes e alvejantes do limão, temos uma mistura natural perfeita para deixar o tênis tão limpo quanto no primeiro dia de uso.

  1. Misture um pouco de suco de limão natural com uma colher de sopa de sabão em pó.
  2. Você deve obter uma pasta sólida, ou seja, se na hora de misturar você notar que ela ainda está muito líquida, pode adicionar um pouco mais de sabão em pó (mas sem exagerar!).
  3. Espalhe a pasta usando uma escova ou pano em toda a sola, nas bordas e pontas do tênis.
  4. Deixe agir por cerca de 5 a 10 minutos e, após esse período, enxágue bem com água morna.

Borracha

Marcas pretas em forma de arranhões que não saem da parte branca do tênis? Para acabar com elas, não há nada melhor do que usar uma simples borracha escolar que você tenha guardada em casa. Ela vai te ajudar a minimizar ao máximo os arranhões pretos, para que depois você termine de limpar a parte branca do tênis com algum outro método anteriormente ensinado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a parte branca do tênis, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.