Como limpar com ácido muriático

Como limpar com ácido muriático
Imagem: quimoriente.com

O ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico usado normalmente para a limpeza de superfícies duras e difíceis de limpar, como no caso de superfícies de tijolo, concreto, entre outras. Trata-se de um produto altamente corrosivo que deve ser usado com extremo cuidado, caso contrário poderia causar danos em nossa pele ou objetos da casa. Quer saber exatamente como usar? Em umComo.com.br explicamos a você como limpar com ácido muriático.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve ter em conta é que o ácido muriático é um produto que deve ser manipulado com extremo cuidado e usando sempre a proteção adequada para evitar acidentes e lesões na pele.

Por isso, durante o seu uso convém usar:

  • Calça e camisa de manga comprida, cobrindo braços e pernas
  • Sapatos fechados
  • Luvas de borracha, algo imprescindível para sua manipulação
  • Óculos para proteger nossos olhos de qualquer gota ou salpico

Além disso, se na área que quer limpar existir vegetação, será conveniente trocá-la de lugar ou cobrir adequadamente, pois este produto pode ser tóxico para as plantas.

2

O ácido muriático é usado habitualmente para limpar superfícies de tijolo ou concreto. Em ambos os casos, o mesmo processo pode ser usado. Primeiro cubra sua pele com roupa adequada, proteja suas mãos com as luvas e seus olhos com os óculos.

Em uma bacia, misture uma parte de ácido muriático ou clorídrico com 10 partes de água. Não acrescente nenhum outro tipo de produto já que poderia causar uma reação química perigosa.

3

Molhe previamente a superfície de tijolo ou concreto que deseja limpar com ácido muriático e depois, tomando cuidando para que não espirre, despeje o produto contido na bacia. Deixe atuar na superfície durante 10 minutos.

4

Após esse tempo, pode esfregar a superfície com uma escova dura ou vassoura para remover a sujeira aderida ao tijolo ou concreto. Depois, enxágue com água abundante durante pelo menos 2 minutos para garantir que o espaço fique completamente limpo e livre de ácido muriático.

5

Também é possível limpar com ácido muriático a cerâmica e as juntas, principalmente em espaços como banheiros, que acumulam muito calcário. Para fazer isso você deve seguir os passos anteriores, misturando 1 parte do produto com 10 de água.

Use a proteção adequada, aplique, deixe atuar por 5 minutos e depois esfregue com uma escova dura. Depois, enxágue com água abundante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar com ácido muriático, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.