Como limpar com mop

Como limpar com mop

Quer aprender a limpar bem sua casa com mop? A verdade é que é um utensílio de limpeza muito eficaz para deixar o piso mais que impecável. É muito utilizado pelos especialistas em limpeza e se o que deseja é que a sua casa tenha o solo e todas as superfícies limpas, é uma ferramenta que poupará tempo além de ajudar você a absorver toda a sujeira que tiver. Neste artigo de umComo.com.br damos a você alguns conselhos que convém saber para limpar com mop da forma mais eficaz possível.

Passos a seguir:
1

O mop é uma ferramenta de limpeza que se utiliza habitualmente para solos lisos, costuma utilizar-se para tirar todas as partículas de sujeira e pó que se aderem às superfícies. Geralmente, se o solo está muito sujo ou se tem resíduos de tamanho considerável como barro, pedras ou areia, não se recomenda o seu uso. O mop, neste caso, não seria uma boa ideia porque ao arrastar as partículas, arranharia a superfície. Para limpar esta sujeira, o melhor é o aspirador ou a vassoura tradicional.

2

Existem vários tipos de esfregão mop sobretudo tendo em conta o material disponível de trocas: viscose, microfibra, algodão ou poliéster. Por exemplo, os de microfibra são ideais para superfícies de madeira e os de algodão para pisos de azulejo. Se os escolher com uma onda de maior ou menor volume, poderá limpar solos com mais ou menos rugosidade. Também há mops descartáveis, de usar e jogar fora, e são perfeitos porque prendem os pelos com sua estática.

3

Para limpar com mop o pó que se acumula em qualquer superfície, deve umedecê-lo. Pode molhá-lo com algum produto ou aplicar diretamente no solo. Se usar um mop descartável, não precisa umedecer. Depois de o ter molhado, deve passar pelo solo fazendo ziguezague ou formando oitos e deve tentar não levantá-lo para não soltar restos. Para limpar bem com mop, o melhor é deixar a zona o mais livre possível de obstáculos, como mobiliário, cortinas, tapetes, ou qualquer elemento que dificulte a tarefa. À medida que desliza o mop pelo solo, verá que arrastará cabelo, pó e pelos e tudo ficará preso nas fibras.

4

Uma vez que tenha acabado de passar o mop ou já tenha muita sujeira acumulada, pode sacudir em algum canto para eliminar todos os resíduos e limpar com o aspirador para que não voltem a ficar espalhados de novo. Neste ponto, é um bom momento para limpar o próprio mop com o aspirador para tirar tudo o que estiver mais grudado. Depois disso, continue limpando outras superfícies de casa e repita o procedimento cada vez que considerar necessário.

O mais recomendável quando fizer a limpeza de casa é realizar duas passagens, uma primeira para tirar a sujeira mais visível e a seguinte para aplicar o produto diretamente no solo e deixá-lo brilhante. Para a segunda passagem, deve limpar o mop ou usar uma nova troca.

5

O mop é um instrumento muito versátil para limpar os cantos mais inacessíveis de casa, como os cantos das paredes ou o teto. Com ele, eliminará restos de pó e teias de aranha. Lembre-se sempre que o mop deve estar bem limpo para não sujar a parede. Cada vez que usar esta ferramenta de limpeza, e se não for descartável, terá que lavá-lo em máxima potência na máquina de lavar, mas sem amaciante para que não perca o seu poder de absorção.

E se, além disso, quiser saber como limpar um piso laminado e um piso de granito, basta consultar os nossos artigos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar com mop, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.