Limpar sofá

Como limpar estofados

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar estofados
Imagem: mistersabido.com

Manter a limpeza da casa e do escritório é fundamental para o bem estar de quem transita pelo local. Além de deixar o ambiente mais saudável, saber como limpar estofados de forma adequada vai ajudar na conservação dos mesmos. Também é preciso identificar quais os cuidados que cada tipo de material exige. Pensando nisso, o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como limpar o estofado do sofá

Passos a seguir:

1

Algodão, veludo, linho, napa, couro e courino são alguns dos tecidos que podem ter um estofado. Alguns exigem limpeza a seco e outros podem receber panos úmidos ou mais molhados. Para identificar o tipo de limpeza apropriada basta olhar na etiqueta do produto.

2

Quando na etiqueta existe a letra P, quer dizer que a lavagem deve ser a seco. Ou seja, como limpar estofados, nesse caso, deverá ser apenas com panos de limpeza a seco, os quais são encontrados em supermercados. Também é indicado o uso de aspirador.

Como limpar estofados - Passo 2
Imagem: officeformmato.com.br
3

Já quando a letra da etiqueta for W significa que a limpeza do estofado pode ser úmida. Para esse tipo, é possível usar água e sabão ou detergente neutro para higienizar o móvel. Quando a letra é a O, quer dizer que a limpeza úmida deve ser feita com água fria.

4

Existe ainda outro símbolo, como a letra F, que significa limpeza a seco profissional. Para esse tipo de estofado, o fabricante recomenda que a higienização do produto seja realizada por uma empresa especializada.

5

Mesmo quando o estofado não exige limpeza a seco, o processo de como limpar estofados pode iniciar com o aspirador de pó, com o acessório indicado para esse fim. Você pode usar uma escova de cerdas macias com o mesmo objetivo: eliminar a poeira e a sujeira.

6

Quando a higienização pode ser úmida, o próximo passo é usar água. No caso de estofados de veludo, linho e tecido uma dica é misturar um litro de água morna e 1/4 de vinagre branco. A receita é útil ainda para eliminar manchas, nesse caso, use uma esponja e esfregue suavemente.

7

Sempre que como limpar estofados consistir em usar panos e esponjas molhadas é preciso que em seguida seja passado um pano seco para remover o excesso de umidade. Já a secagem completa deve ocorrer de forma natural, sem usar secadores ou outros aparelhos.

8

A frequência da limpeza do estofado pode ser uma vez por mês. Mesmo se não houver manchas a solução com vinagre é indicada, uma vez que a substância ajuda a remover os odores do móvel.

9

Quando o sofá, cadeira ou outro móvel for de couro, como limpar estofados exige cuidados especiais. Um deles é passar apenas um pano úmido com uma mistura de água e sabão neutro. Essa solução simples vai evitar rachaduras e serve ainda para napa e courino.

Como limpar estofados - Passo 9
Imagem: garantefloriano.com.br
10

Já a cada três meses, o estofado de couro, courino e napa pode receber uma aplicação de vaselina ou silicone líquido. A dica é usar uma flanela macia para ajudar a conservar o material.

11

Quando o estofado é de camurça, o indicado na hora de higienizar estofados é passar uma escova própria para esse material ao menos uma vez por semana, pois ele retém muita sujeira e pó. Para uma limpeza úmida, apenas água e sabão neutro num pano levemente úmido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar estofados, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mistersabido.com
Imagem: officeformmato.com.br
Imagem: garantefloriano.com.br
1 de 3
Como limpar estofados