Como limpar inox manchado

Como limpar inox manchado

O aço inox é um dos materiais que podemos encontrar com mais facilidade na maioria das casas atualmente, especialmente na cozinha, onde é frequentemente usado em equipamentos de cozinha e alguns eletrodomésticos. Este material tem a grande vantagem de ser tão resistente quanto o aço comum, mas, ao mesmo tempo, evitar a ferrugem, graças a uma série de tratamentos prévios que recebe.

Se você deseja que seus objetos e utensílios de aço inox durem por um longo tempo e em boas condições, é melhor limpá-los adequadamente, evitando as manchas ou resíduos de alimentos que tendem a grudar em sua superfície com facilidade. Para saber como limpar inox manchado, continue lendo o umCOMO e nós vamos te mostrar tim tim por tim tim como dar brilho em inox, tirar mancha de inox e como limpar inox queimado.

O que é o inóx

O aço é um tipo de metal feito a partir da mistura de ferro com uma quantidade mínima de carbono. Em geral, esse valor é apenas entre 0,03% e 1,8% de carbono. Ou seja, é uma quantidade muito pequena em proporção ao ferro, que é o principal componente do aço. No entanto, a inclusão dessa pequena quantidade de carbono cria um metal muito mais forte, de modo que o aço é muito mais útil na fabricação de objetos de qualquer tipo.

No entanto, devido à grande quantidade de ferro que ainda faz parte do aço, ele tende a oxidar com a mesma facilidade que o ferro comum. Por isso, existem diferentes tratamentos que permitem que o aço seja convertido no chamado aço inoxidável, que é simplesmente um aço que não oxida.

Embora existam diferentes métodos para fazer inox, o mais comum é aplicar uma camada de cromo na superfície do aço já formado. Desta forma, uma película protetora é criada no ferro, impedindo que o oxigênio do ar entre em contato com ele e prevenindo a oxidação.

Produtos para limpar inox manchado ou queimado

Embora o inox seja muito mais resistente à sujeira e às manchas do que o aço comum, se você quiser que ele pareça sempre novo e sem manchas na superfície, é importante mantê-lo limpo e em boas condições, para isso existem técnicas de como limpar inox queimado ou manchado.

Para limpar o inox manchado, há diversas alternativas. Uma das mais comuns é comprar um produto de limpeza específico para ele no supermercado. Se você optar por essa opção, é muito importante que tenha certeza de que é um produto formulado para esse tipo de aço, pois, do contrário, ele poderia danificar a camada de cromo que o protege.

No entanto, se você quiser optar por soluções mais tradicionais e respeitosas com o meio ambiente, existe uma série de soluções caseiras disponíveis que você deve conhecer, como as seguintes:

  • Azeite de oliva
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio

Para saber como fazer isso, continue lendo. Você também pode se interessar pelo outro artigo sobre como limpar panelas de inox.

Como limpar o inox manchado: azeite de oliva

Um dos muitos usos do azeite de oliva, por incrível que pareça, é limpar metais e, claro, limpar inox manchado. Em particular, se você aplicar um pouco de azeite com um pano na superfície do inox e esfregar como se fosse um removedor de manchas de metal, fará muitas das manchas presentes no aço desaparecem pouco a pouco.

Além disso, é uma maneira simples, mas muito eficaz, de restaurar o brilho original do inox. Quando terminar de limpá-lo, você pode remover o restante do azeite com um pouco de papel toalha.

Como limpar inox manchado: vinagre

O vinagre, por sua vez, é mais um remédio caseiro que te ajudará a limpar qualquer metal, incluindo o inox. O vinagre é um dos produtos de limpeza caseiros que podem ser utilizados para praticamente tudo. De fato, se você aplicá-lo em metais oxidados, vai notar que o óxido é facilmente removido depois de esfregar por alguns minutos.

No caso do inox, o vinagre servirá para eliminar manchas de quase qualquer tipo. É melhor deixar alguns minutos na mancha para que ele penetre e possa amolecê-la e, depois de um tempo razoável, começar a esfregar para remover os restos que podem ter permanecido.

Se você também se interessa em como limpar o inox de eletrodomésticos, pode achar útil este outro artigo do umCOMO sobre como limpar geladeira de inox externamente.

Como limpar inox manchado: bicarbonato de sódio

Finalmente, o bicarbonato de sódio é outro remédio caseiro que pode te ajudar a tirar manchas do inox. Assim como acontece com o vinagre na hora limpar inox queimado ou manchado, ele funcionará muito melhor se você deixar a mistura de água e bicarbonato agir por alguns minutos na mancha. Depois, basta esfregar com um pano macio ou esponja suave para terminar de remover a sujeira.

Agora que você já sabe como limpar inox manchado, pode ser que também se interesse por este outro artigo do umCOMO sobre truques para limpar os talheres.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar inox manchado, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.