Como limpar lajotas

Como limpar lajotas
Imagem: fazfacil.com.br

As lajotas são tipos de azulejos utilizados para decorar tanto o piso como as paredes e com o passar do tempo acabam sujando, desgastando e perdendo o seu brilho e precisam de limpezas periódicas, as lajotas em especial pela sua capacidade de reter sujeira, areia ou resíduos de poeira. É recomendado fazer a sua limpeza a cada 15 ou 30 dias, dependendo da frequência em que ficam sujas. Em umComo te ensinamos como limpar lajotas e fazer a sua manutenção periódica.

Vai precisar de:
  • Um balde com água e pano úmido ou seco.
  • Uma vassoura com cerdas firmes e uma bucha de lavar louça, nova de preferência ou uma bucha de bom brill, mas o bom brill deve ser usado apenas em lajotas mais grossas e que não são riscadas facilmente.
  • Detergente neutro
Passos a seguir:
1

Primeiramente passe a vassoura sobre as Lajotas para eliminar as poeiras e sujeiras que saem com mais facilidade, dê atenção aos cantos e frestas que geralmente costumam acumular mais sujeira. Use uma vassoura que possua cerdas grossas.

2

Coloque água e detergente neutro e misture até fazer espuma, mas não muita, depois você deve mergulhar o pano dentro do balde e depois torce-lo, deixando-o umedecido.

3

Passe o pano umedecido sobre toda a parte da Lajota que deve ser limpa, repita por duas ou três vezes, o quanto for suficiente para que a sujeira possa sair. Caso existam manchas que apresentem maior dificuldade a serem removidas você pode usar uma bucha de louça, mas use a parte amarela e não áspera para não prejudicar as lajotas. A parte verde você pode usar sobre o rejunte, que geralmente acumula bastante sujeira também.

Imagem: youtube.com
4

Depois disso, jogue fora a água do balde e encha-o novamente com água limpa, sem sabão. Repita o processo de umedecer o pano, torcendo-o após mergulhar no balde e passe sobre a área que você limou para retirar o excesso de sabão das lajotas.

Imagem: fazfacil.com.br
5

Finalize o processo passando um pano seco para tirar excessos de água e alguns resíduos de sabão que tenham sobrado.

Caso ainda existam manchas que não saem apenas com o pano, esponja e detergente procure por produtos no mercado ou lojas de construção especializados para efetuar a limpeza das lajotas, optar por misturas caseiras nem sempre é a melhor opção e algumas delas podem ser prejudiciais ao seu piso.

6

Produtos que contenham cloro não devem ser utilizados para a limpeza das lajotas, pois podem causar o desgaste ou até manchar as mesmas. Tente não usar a parte mais áspera da esponja, pode arranjar e manchar as lajotas, ceras que geralmente usamos para limpar e encerar pisos como os de cimento queimado também não são aconselháveis nesses casos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar lajotas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.