Como limpar máquina de lavar roupa por dentro

Como limpar máquina de lavar roupa por dentro

Alguém poderia pensar que não há necessidade de limpar uma máquina de lavar roupa pois são máquinas que servem para colocar a roupa suja e deixá-la limpa, certo? Mas, se por um lado a máquina de lavar roupa faz muito bem este trabalho, com o tempo, a umidade, os pelinhos da roupa, os restos de sabão e muitos outros fatores fazem com que o interior da máquina se transforme em um lugar de mofo, sujeira, manchas e outras coisas que diminuem a vida útil do aparelho, além de não permitirem que a roupa se lave corretamente; de fato, máquinas de lavar roupa muito sujas podem, inclusive, manchar a roupa branca. É por isso que neste artigo de umComo vamos dar alguns conselhos sobre como limpar máquina de lavar roupa por dentro, para que mantenha sempre limpa a sua máquina.

Produtos necessários

Agora e como existem 2 tipos de máquinas (de carga horizontal e carga superior) devemos separar os procedimentos. No entanto, para ambos os procedimentos os ingredientes necessários são os mesmos:

  • 2 xícaras de vinagre branco.
  • 100 gramas de bicarbonato de sódio.
  • 2 panos limpos.

Limpar o interior da máquina em função do tipo

Se tiver uma máquina de lavar roupa de carga horizontal, deve adicionar o vinagre branco no compartimento para sabão (ver imagem).

Se for uma máquina de lavar roupa de carga superior, deve colocar o vinagre depois de iniciar a lavagem (ou seja, quando o tambor já tiver água).

Em ambos os casos devemos escolher a lavagem mais longa com a temperatura máxima.

Processo de lavagem do interior

Aos 5 minutos da lavagem devemos pausar a mesma, abrir a tampa e adicionar o bicarbonato de sódio. Depois continuamos executando o ciclo de lavagem; enquanto isso pode se dedicar a limpar as grades e outras partes exteriores da máquina. Por último, quando realizar o ciclo, limpe o interior com o pano para eliminar qualquer resíduo.

O vinagre, junto com o bicarbonato e a água quente, limpam muito bem o interior da máquina, desde os canos até ao tambor e às borrachas existentes.

Conselhos e recomendações

Agora só falta fazer 2 lavagens vazias (sem roupa) ou lavar coisas que não se importa se saírem com um pouco de sujeira, talvez tapetes ou panos de cozinha, coisas assim.

É recomendável limpar a máquina com este procedimento a cada 6 meses, aproximadamente. Aproveite e confira também estas dicas que temos para si:

  • Como eliminar o mau cheiro da máquina de lavar roupa
  • Como usar a máquina de lavar roupa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar máquina de lavar roupa por dentro, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.