Como limpar móveis laqueados

Como limpar móveis laqueados

Gosta do calor dos móveis de madeira mas sabe o difícil que é manter intacto este material? Se você é um fanático dos móveis de madeira e gosta de conservá-los em perfeito estado, certamente que tem móveis laqueados. Os móveis laqueados estão mais protegidos das pancadas, arranhões, manchas de líquidos, desgaste da cor, marcas de objetos ou os temíveis cupins. Mas é impossível que nunca sofram danos e desgaste pelo uso. Como sabemos o quanto gosta desse aparador de nogueira e sua mesa de oliveira, em umComo.com.br ensinamos para você alguns truques sobre como limpar móveis laqueados.

Passos a seguir:
1

Quando os móveis laqueados não estiverem manchados, com pancadas ou desgastados, e simplesmente quiser limpar para tirar o pó, o mais aconselhável é usar um pano umedecido em água morna. Esfregue o pano sobre a superfície do móvel e certifique-se de secá-lo bem depois com um pouco de papel. Uma vez seco, pode esfregar um pouco com uma flanela sem umedecer para que a madeira fique mais brilhante.

2

A limpeza diária às vezes não elimina as marcas de dedos ou de gordura que costuma aparecer nos móveis do uso diário. Se passar o pano com água morna sobre a superfície da mesa ou do armário e vir que depois de secar as impressões voltam a aparecer como por arte de magia, deve utilizar um produto mais forte que a água: o amoníaco.

Com a mesma técnica, embeba o pano com amoníaco e limpe a madeira laqueada. É recomendável fazer isso em um lugar com boa ventilação para que o cheiro do amoníaco não lhe cause irritações.

Em umComo contamos para você como usar o amoníaco para limpar.

3

É inevitável. Deixa o copo de água sobre o criado-mudo. As crianças pintam sobre a escrivaninha. Acende velas e deixa-as na cômoda para criar um bom ambiente. Como vê, aparecem manchas nos móveis laqueados é só uma questão de tempo!

Se se deparar com uma mancha que não se elimina com as técnicas usadas na limpeza diária, o melhor que pode fazer é lixar a superfície dos móveis com papel de lixa fino e voltar a laquear essa área depois. Além disso, se vir que não é capaz de fazer o trabalho com delicadeza sempre é melhor chamar um carpinteiro.

Em umComo damos alguns conselhos para que saiba laquear móveis você mesmo.

4

Os riscos de marcadores e canetas é a mancha mais habitual no quarto das crianças da casa, mas, por sorte, os móveis laqueados são à prova de tinta. Molhe um pano macio (use um pano que não solte pelinhos) com álcool e esfregue energicamente as marcas. Este método não só fará desaparecer as manchas de marcadores ou de canetas, como também deixará a superfície dos móveis ainda mais brilhante.

5

Os móveis laqueados em branco são muito bonitos, mas se estiverem perto de uma janela que deixa passar os raios do sol corre o risco da luz amarelar a cor do seu móvel. Para recuperar o branco original, pode limpar o móvel com água oxigenada, ainda que seja provável que tenha que fazê-lo várias vezes antes de conseguir voltar ao tom original.

6

Por muito cuidado que tenha é impossível que, ao longo da sua vida, os seus móveis não sofram nenhuma pancada, arranhões ou manchas de algum tipo. Tirar as marcas de um móvel laqueado requer na maioria das vezes a aplicação de cera incolor ou do tom do móvel. Deve-se aplicar a cera sobre a superfície danificada e esfregar a mesma com um pano de lã até a marca desaparecer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar móveis laqueados, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Afaste os móveis laqueados de tons brancos das janelas que deixem passar muita luz.
  • Não aplique produtos de limpeza em seus móveis durante a limpeza diária, água será suficiente.
  • Sempre que for limpar as manchas de gordura com amoníaco, certifique-se de ter uma boa ventilação.
  • Se acha que não vai ser capaz de lixar os móveis e voltar a laqueá-los, chame um profissional.