Partilhar

Como limpar o espelho do banheiro

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar o espelho do banheiro

Na limpeza do banheiro de casa, um dos principais elementos que nos devemos centrar é no espelho, pois é muito fácil se manchar diariamente e acabe repleto de respingos de água e outros produtos, como sabonetes, maquiagem, pasta de dentes, laquê, fixadores de cabelo, etc. Por vezes, manchas como estas podem ser um pouco complicadas de eliminar e para conseguir com sucesso e sem arranhar a superfície do vidro, é necessário saber que métodos e truques devem ser utilizados. Neste artigo de umComo, mostramos para você os mais eficientes para saber como limpar o espelho do banheiro, ficará impecável e a brilhar.

Também lhe pode interessar: Como limpar o piso do banheiro
Passos a seguir:
1

Se deseja que o espelho do banheiro fique completamente limpo e impecável, há uma série de passos e métodos, como verá ao longo deste artigo, que deve realizar e não ignorar. Em primeiro lugar, recomendamos que você que revise o estado no qual se encontra o vidro do espelho e, caso esteja realmente sujo, esfregue sua superfície com a ajuda de um pano seco, é muito importante que este seja um pano que não solte pelinhos, por isso as toalhas ficam completamente descartadas. Com este primeiro passo, conseguirá retirar qualquer camada de pó, partículas e resíduos que tenha e o resultado final será perfeito.

Caso observe que há manchas difíceis de eliminar, como por exemplo gotas de água secas ou restos de maquiagem encrustados, aconselhamos que você coloque em prática os seguintes métodos:

  • Para as gotas de água secas: molhe um pedaço de papel de cozinha com água e passe-o com suavidade sobre cada uma das gotas secas. Em seguida, pode limpar todo o vidro com um produto limpador de vidros usando um pano seco que não solte pelinhos.
  • Para as manchas de maquiagem: para eliminar a oleosidade dos produtos de maquiagem, pode ser muito eficaz esfregar as manchas com um pano previamente umedecido com um pouco de álcool.
  • Para manchas de gordura: faça uma mistura de água, amônia e álcool em partes iguais, adicione 1 colher de chá de glicerina líquida e use-a para limpar essas manchas de gordura.
Como limpar o espelho do banheiro - Passo 1
2

Apesar de puder limpar o espelho do banheiro com um produto de limpeza de vidro, a verdade é que este tipo de produtos muitas vezes não nos oferecem os resultados esperados, especialmente naqueles espelhos que já são bastante velhos, perderam o brilho e começaram a ficar opacos. Para estes casos, o melhor remédio encontra-se em uma solução de limpeza caseira que se elabora à base de água e vinagre branco, ideal para desengordurar e dar brilho. Siga os passos que explicarmos para você de seguida para realizar o processo corretamente:

  1. Em um pulverizador, prepare uma mistura de 2 partes de água com 1 de vinagre branco e agite para que ambos ingredientes se misturem bem.
  2. Uma vez feita a primeira limpeza passando o pano seco, pulverize a mistura de água e vinagre branco sobre a superfície do espelho e esfregue com uma folha de papel de jornal amassada. O papel de jornal é ideal para limpar espelhos e vidros, já que ao contrário de outros panos, não deixa pelinhos, nem marcas.
  3. Quando o espelho estiver brilhante, só terá que secar a superfície com uma nova folha de papel de jornal amassada para retirar toda a umidade. Caso o espelho seja de grandes dimensões, também pode usar um rodo para secar completamente e de uma maneira mais rápida.

No artigo Como limpar com vinagre, pode ver em que outras tarefas é útil utilizar este produto.

Como limpar o espelho do banheiro - Passo 2
3

O método caseiro anterior é o mais utilizado para deixar bem limpos os vidros dos espelhos, mas não é o único ao qual pode recorrer. É que além do vinagre branco, há outros produtos como é o caso do amoníaco que também são boas opções por ser altamente limpador e desengordurante.

Para o utilizar, primeiro terá que diluir 1 parte de amônia em 1 de água, com muito cuidado, aplicar sobre o vidro com um pano seco e, por fim, secar utilizando papel de jornal amassado.

4

Com os passos anteriores, o espelho ficará como novo e já não dará um aspecto descuidado e sujo ao seu banheiro. Para que a limpeza seja eficaz e o resultado seja o esperado, também é importante que tenha em conta recomendações como as seguintes:

  • Evitar molhar os espelhos com água, pois a umidade mantém-se com o tempo e isto pode provocar o aparecimento de umas antiestéticas manchas pretas em sua superfície.
  • Usar panos que não soltem pelinhos para limpar os espelhos, como por exemplo os de microfibra, ou optar pelo papel de jornal, como já referimos. Evitar o uso de toalhas para sua limpeza.
  • Se o espelho estiver muito sujo, pode ser útil limpá-lo primeiro com uma esponja umedecida e ensaboada.
Como limpar o espelho do banheiro - Passo 4
5

Por último, damos a você uma solução para conseguir eliminar e reparar essas pequenas manchas pretas que aparecem de vez em quando na superfície dos espelhos do banheiro. Ocorrem porque a umidade fica retida, a qual com o passar do tempo acaba desgastando a parte de trás do vidro. Quando isso acontece, pode comprar uma tinta prateada, pintar cada uma dessas manchas escuras e esperar secar. Comprovará que as manchas desapareceram e seu espelho antigo pode continuar no banheiro por mais tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o espelho do banheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar o espelho do banheiro

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar o espelho do banheiro
1 de 4
Como limpar o espelho do banheiro

Voltar ao topo da página