Como limpar os sapatos de pano

Como limpar os sapatos de pano
Imagem: blog.useahimsa.com

Os sapatos de pano são uma opção clássica e muito recorrente para andar com segurança e o mais cômodo possível. Ainda que não se trate de um dos materiais mais complicados de limpar, é conveniente seguir uma série de passos simples que ajudam a manter os sapatos bem cuidados e bonitos. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos com detalhe como limpar os sapatos de pano.

Passos a seguir:
1

Apesar de não ser o mais recomendado, muitos recorrem à máquina de lavar roupa para limpar os sapatos de pano. É verdade que ficarão completamente limpos e como novos, mas também deve ter em conta que nem todos os tecidos são iguais, e que muitos deles não aguentam o processo de lavagem, e com o tempo podem começar a aparecer buracos no tecido e acabam estragando-se. No caso de usar a máquina de lavar roupa, primeiro tire os cordões e lave com um programa curto, em água fria e com um centrifugado suave.

2

Para mantê-los em bom estado e limpar os sapatos de pano de forma correta, o ideal é seguir os seguintes passos. Primeiro, tire os cordões, sacuda as palmilhas para eliminar toda a sujeira acumulada e passe uma escova de cerdas macias pela superfície do sapato para tirar o pó e limpá-lo de maneira superficial.

3

Prepare em um pequeno recipiente uma solução misturando um pouco de água, sabão neutro e bicarbonato de sódio. Mexa bem os três ingredientes até obter uma mistura homogênea.

4

Agora, com a ajuda de uma escova de dentes macia aplique a mistura no tecido dos sapatos. Faça-o com movimentos circulares e sem esfregar bruscamente. Aplique um pouco mais nas áreas com manchas para conseguir eliminá-las completamente.

5

Uma vez que estejam bem limpos, passe um pano úmido pela superfície dos sapatos para os enxaguar e retirar o resto de sabão.

6

Por último, amasse uma folha de jornal e introduza-a em cada um dos sapatos para impedir que se deformem. Coloque-os em um lugar com sombra onde não incida a luz do sol de maneira direta e que esteja afastado de fontes de calor, desta maneira, evitará que fiquem marcas e que voltem a manchar enquanto se secam.

7

Siga este simples processo para limpar seus sapatos de pano e comprove sua eficiência. Em umComo você também pode ver como limpar outros tipos de tecidos usados no calçado:

  • Limpar sapatos de cetim
  • Limpar sapatos de veludo
  • Limpar sapatos de Nubuck

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os sapatos de pano, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.