Como limpar parquet

Como limpar parquet

Hoje em dia, o parquete impõe-se cada vez mais em nossos lares, já que confere calidez e conforto. No entanto, requer uma manutenção mais cuidadosa e exige produtos adaptados a estas necessidades. A seguir lhe explicamos como deixar o parquet bem limpo. É fácil, você só tem que ler este passo a passo.

Vai precisar de:
  • Produto de limpeza à base de sabão
  • Azeite de oliva
  • Água
  • Esfregão
Passos a seguir:
1

É importante não deixar que a sujeira grude na madeira, por isso deve-se limpar com muita frequência o pó com uma vassoura úmida ou um pano seco. Também pode ser usada uma vassoura de cerdas naturais exclusiva para pisos de parquê. Se há partículas de sujeira utilize um aspirador, junte-as sem arrastá-las, evitando o "efeito vidro" que pode produzir arranhões no piso. Passe um pano úmido, sem molhar demais o piso.É imprescindível evitar limpar o parquê com água demais , a umidade é inimiga do parquê e pode provocar o levantamento dos tacos.

2

Quando você tiver limpado o parquê (não mais de uma vez por semana) tente utilizar produtos especialmente fabricados para o uso em parquês ou pisos de madeira e utilize sempre a dose mínima recomendada.

3

Na falta de um produto específico, você pode acrescentar na água de limpar um jatinho de vinagre para realçar o brilho, e ventilar logo após o uso. Não acrescente à água produtos com componentes muito ácidos que contenham ceras ou silicones. O uso destes componentes repercute no verniz.Os piores inimigos dos pisos de madeira são alguns produtos para madeira com substâncias muito abrasivas, que com o tempo deixam o piso sem brilho e geralmente o corroem.

4

A cada 2 ou 3 meses é recomendável espalhar sobre o parquê uma fina camada de azeite de oliva com um pano limpo ou arrastando um pano com os pés. Com esta ação você evitará que a madeira resseque e o piso ficará superbrilhante. Atualmente quase todos os pisos de madeira são envernizados ou protegidos e não precisam de cera, como antigamente.

5

Utilizar um produto específico para limpeza e cuidado de todos os pisos de tarima, parquê ou laminados em geral.Basta diluir uma pequena quantidade em um balde com água e a ajuda de um esfregão especial para superfícies delicadas. Com um produto de limpeza à base de sabão, você vai obter um piso perfeito (limpo, sem pó, hidratado, com uma fragrância fresca e um cuidado perfeito).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar parquet, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Para limpar o parquê é recomendável usar pouca água.