Como limpar piso de madeira

Como limpar piso de madeira

O piso de madeira é uma opção bastante procurada para revestir o chão das casas, pois a sua instalação é simples assim como a sua manutenção. Este tipo de piso pode ser de assoalhos e tacos, carpete de madeira ou laminado, sendo a diferença entre eles a durabilidade e resistência. Mas independentemente disso a forma de limpar e manter o piso de madeira, seja ele de que tipo for, é igual e nada complicada. Se tem dúvidas na hora de limpar o seu piso de madeira ou de tirar manchas difíceis, neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar tudo o que precisa saber sobre como limpar piso de madeira.

Limpeza de piso de madeira

Para limpar um piso de madeira você deve começar por varrer o chão com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar o chão, mop ou aspirador de pó. Se usar o aspirador de pó não deve deixar que o tubo toque no piso para não riscar. Em seguida, passe pelo piso de madeira um pano levemente umedecido em água. Não deve utilizar produtos ou materiais abrasivos, como esponjas de aço, saponáceos ou água sanitária, uma vez que podem riscar a superfície do piso, ou produtos à base de silicone, pois estes últimos criam uma camada gordurosa sobre o piso que pode levar ao aparecimento de manchas.

É muito importante não colocar água em excesso pois ela pode levar ao inchaço da superfície. O recomendado é umedecer um pano em uma solução de 5 litros de água com uma colher de sopa de detergente neutro, torcendo muito bem o pano até ficar seco. Deve respeitar estas quantidades de detergente e não usar em excesso para não causar danos no material. Caso tenha animais em casa, como cães ou gatos, uma recomendação para higienizar e desinfetar melhor o piso de madeira é adicionar 3 colheres de sopa de vinagre branco à solução de água e detergente neutro.

No caso de pisos de madeira natural, os assoalhos e tacos, o pano molhado não é indicado porque pode causar uma remoção das resinas e vernizes que podem levar a rachaduras no piso. Nestes casos deve passar apenas uma vassoura de cerdas macias, mop, aspirador de pó ou panos secos.

Varrendo e limpando o piso de madeira uma vez por semana conseguirá tirar toda a poeira e mantê-lo limpo e brilhante.

Pode passar cera no piso de madeira?

Pisos de madeira, sejam eles de assoalhos e tacos, carpetes de madeira ou laminados, não devem e não precisam de ser encerados. Se o fizer vai acabar por se criar uma camada de gordura na superfície que pode causar manchas e ser difícil de remover. Caso pretenda dar um brilho extra ao seu piso de madeira deverá adquirir produtos específicos para esse fim, consultando sempre com o profissional que lhe fez a aplicação do piso sobre qual é o mais indicado para esse tipo de revestimento. Deve aplicar este tipo de produtos seguindo as instruções da embalagem, sendo que a quantidade deve ser sempre pouca e deve passar depois uma flanela macia.

Confira as diferenças entre parquet e um piso laminado neste outro artigo.

Tirar manchas do piso de madeira

Se o seu piso de madeira apresentar manchas mais difíceis de tirar, deve tentar primeiro esfregar suavemente com um pano umedecido em água e bem torcido. Caso isso não seja suficiente, confira de seguida algumas soluções dependendo do tipo de mancha:

  • Óleo ou gordura - aplique um pouco de detergente desengordurante sobre a mancha de óleo ou gordura e depois retire com um pano.
  • Vinho, café ou suco de uva - faça uma solução de metade de água e metade de álcool, embeba um pano na solução, torça bem e passe no local da mancha.
  • Esmalte de unhas - aplique uma pequena quantidade de acetona sobre a mancha de esmalte de unhas, se a mancha for pequena pode utilizar um cotonete para aplicar a acetona, assim consegue evitar que outras partes do piso de madeira recebam a acetona e possam manchar mais.
  • Tinta de caneta ou mercúrio - neste caso deve aplicar álcool somente na área manchada.
  • Verniz, tinta ou graxa - pode limpar estas manchas com aguarrás ou querosene, sempre em pequenas quantidades. Depois passe um pano umedecido em uma solução de água e detergente, torcendo bem o pano.
  • Batom - usando uma solução de água e detergente neutro (1 colher de sopa de e detergente por cada 5 litros de água) considerá tirar facilmente este tipo de manchas.

Confira também como limpar ferrugem do piso neste outro artigo.

Evitar riscos no piso de madeira

Pisos de madeira podem se riscar com facilidade, por isso se você quer manter o seu piso de madeira natural, carpete de madeira ou piso laminado em bom estado, siga estas recomendações para evitar riscos:

  • Aplique feltros protetores autocolantes sob os pés de mesas, cadeiras ou outros móveis, desta forma consegue diminuir o atrito entre ambas as superfícies. Na hora de adquirir cadeiras de rodas deve optar pelas de rodízios de poliuretano que não marcam tanto o piso de madeira.
  • Evite arrastar móveis durante a limpeza ou na hora de dar uma renovada lá em casa.
  • Um simples tapete na entrada do cômodo pode ajudar a diminuir os riscos causados por pedrinhas que possam vir agarradas aos sapatos.
  • Tanto para evitar riscos no piso de madeira como para minimizar a sujeira dentro de casa, considere tirar os sapatos assim que entra em casa. Vai ver como este simples hábito ajuda, e bastante, a diminuir a sujeira no chão de casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar piso de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.