Como limpar piso encardido

Como limpar piso encardido

A limpeza do piso da casa é algo que deve ser feito semanalmente e quando é só por manutenção não tem grandes segredos. Mas, com o tempo, resíduos que não saem com a limpeza simples podem ir se acumulando e impregnando ao material do piso até que ele se torne encardido de uma maneira que quando você tenta executar a limpeza regular essa sujeira não sai. Como as janelas, ou paredes, os pisos também merecem cuidados especiais para que não acabem manchados, desbotados e sem brilho. Para te ajudar a acabar com a sujeira do piso e manter seu aspecto original, o umCOMO ensina técnicas de como limpar piso encardido.

Como limpar piso encardido com produtos de limpeza

Os produtos de limpeza são combinações químicas que reagem com a sujeira e superfície do material de cada tipo de piso. Portanto, é importante saber o que pode e o que não deve ser usado em cada tipo de piso. Sair misturando produtos fortes para tentar tirar a sujeira do piso pode causar estragos irreversíveis ao piso e ainda ser perigoso.

A regra básica para limpar piso encardido com produtos de limpeza é sempre ler o rótulo do produto, já que existe uma imensa variedade no mercado de componentes que prometem tirar o encardido do chão, e seguir as instruções de uso. Leve em conta que desinfetantes muito concentrados podem abrir minúsculos furinhos no piso que podem dificultar a limpeza na próxima vez e fazer com que a sujeira grude ainda mais.

Sempre antes de começar a limpeza pesada, independente do tipo de piso, passe uma vassoura para remover a poeira e sujeira solta. Só então comece o tratamento com o produto de limpeza mais indicado para cada tipo de piso:

Como limpar piso de pedra encardido

Os pisos de pedra são porosos e têm baixa resistência a produtos muito concentrado como cloro, água sanitária e ácidos. Prefira limpá-los apenas com uma solução de água e detergente neutro ou específico para pisos (proporção 1/4 de xícara (chá) para 1 balde de água).

Como limpar piso de mármore encardido

Esse tipo de piso é ainda mais poroso que os pisos de pedras. Portanto, o cuidado com os produtos de limpeza deve ser redobrado nesse caso. Não utilize nenhum produto muito forte ou gorduroso. O ideal é preparar uma solução de detergente de coco com água (1 colher para cada litro) e não se esquecer de enxaguar e secar para evitar manchas.

Como limpar piso de porcelanato ou cerâmica

Esse tipo de piso permite o uso de produtos de limpeza específicos. Uma mistura de água com Cif cremoso (5 litros para 1 colher) é uma solução que costuma funcionar. Se for fazer isso nos pisos da cozinha ou banheiro, opte pelas versões do produto desengordurante e desinfetante.

Como limpar piso encardido com vinagre branco

O vinagre branco é uma opção natural que também funciona para a limpeza profunda de alguns tipos de pisos encardidos e pode ser combinado com alguns outros produtos que costumamos ter em casa. O vinagre branco é recomendado para madeira encerada, piso laminado e cerâmica e não deve ser usado nos porosos, comentados acima, pedra, granito e mármore.

Para tirar manchas e limpar rejuntes, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Aplique o vinagre sobre a mancha ou rejunte
  2. Polvilhe bicarbonato de sódio sobre o vinagre que já deve estar sobre a mancha
  3. Use uma escovinha para esfregar

Já quando o piso todo está com aspecto sujo, você pode tentar o seguinte:

  1. Prepare uma solução de 4 litros de água morna e 250 ml de vinagre branco
  2. Adicione 1 colher (sopa) de detergente neutro (opcional)
  3. Varra o chão para limpar o grosso da sujeira
  4. Utilize um pano ou esfregão molhado nessa solução e passe sobre o solo
  5. Use um pano úmido para tirar o excesso de água e vinagre
  6. Seque com um pano limpo

Como limpar piso encardido com alvejante de roupas

Alvejante de roupas tipo Vanish também pode funcionar como removedor de manchas de piso encardido e rejuntes. Essa mistura é indicada para cerâmica e funciona assim:

  1. Varra o piso para remover a sujeira superficial
  2. Prepare uma pasta com partes iguais de bicarbonato de sódio, alvejante em pó e pouca água
  3. Aplique sobre a mancha ou rejunte
  4. Deixe agir por uns 10 minutos
  5. Utilize uma escova ou vassoura para esfregar a região
  6. Enxágue
  7. Passe um pano úmido
  8. Deixe secar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar piso encardido, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Use sempre luvas de proteção