Limpeza de madeira

Como limpar portas de madeira

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar portas de madeira

As portas de madeira são um elemento presente na maioria das casas, mas nem sempre prestamos a atenção adequada para garantir sua correta manutenção. É que periodicamente deveremos fazer uma limpeza a fundo de todas as portas, tanto interiores como exteriores. Por isso, em umComo explicamos em detalhe os passos a respeito de como limpar portas de madeira.

Também lhe pode interessar: Truques para limpar madeira
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para limpar portas de madeira será remover o pó acumulado desde a última vez que limpamos a porta. Para isso, você deverá usar um pano suave ou um espanador para não arranhar a madeira.

2

Também será necessário limpar a fundo o marco da porta, especialmente se se tratar de uma porta exterior, seja para a rua ou uma varanda, terraço, etc. Deste modo, você poderá usar um pano ligeiramente umedecido para acabar com toda a sujeira.

3

Por outro lado, será necessário limpar as maçanetas ou puxadores da porta, já que podem acumular bactérias e sujeira. Em função do material com que sejam fabricados, a limpeza pode variar, mas você sempre deverá tentar usar algum produto de limpeza que não seja agressivo. Os limpadores multiuso, usados também para limpar vidros, podem ser muito úteis para puxadores metálicos.

4

Quanto à limpeza da porta em si, você deverá escolher alguma das opções para limpar madeira:

  • Vinagre e azeite: estes dois produtos naturais poderão ajudar você a manter as portas de sua casa em perfeito estado. Você pode ver todos os passos a seguir em nosso artigo Como limpar portas com vinagre e azeite.
  • Amoníaco: entre os múltiplos usos do amoníaco, você poderá usar amoníaco diluído com água para eliminar a sujeira.
  • Sabão à base de óleo: este tipo de sabão contribuirá para a limpeza e manutenção da madeira em ótimas condições.
  • Produtos comerciais específicos para madeira: nos supermercados e hipermercados você encontrará toda uma gama de produtos de limpeza aptos para limpar superfícies de madeira. Você deverá ler as instruções do fabricante.

Em qualquer um dos casos, será fundamental limpar as portas na direção do friso da madeira para evitar que fiquem marcas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar portas de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar portas de madeira