Como limpar quadro branco

Como limpar quadro branco

Os quadros brancos são perfeitos para ajudar as crianças nos estudos, ajudá-las a estabelecer horários em casa e também para incluir no escritório ou no home office e ajudar a se organizar. Porém, é bem provável que após usar o quadro por certo tempo surjam algumas manchas de canetas e diferentes tipos de sujeira, ou então que você tenha usado uma caneta errada para escrever na lousa, e agora esteja com seu quadro branco manchado.

Seja qual for o problema, neste artigo do umCOMO vamos te explicar como deixar seu quadro branco feito novo, apenas seguindo alguns passos simples e colocando em prática estes truques. Tome nota, pois vamos te explicar como limpar um quadro branco e deixá-lo limpo e reluzente como no dia em que você o comprou. Se você não conseguir tirar as manchas, não se preocupe: pois também vamos te ensinar como fazer um quadro branco em casa, caso você precise de um novo.

Limpe seu quadro branco após cada uso

Antes de explicarmos alguns bons jeitos de limpar um quadro branco, queremos te lembrar de que, ainda que isso não esteja especificado nas instruções de manutenção do produto, é fundamental limpar bem o quadro após cada uso.

Esse pequeno hábito vai permitir que você faça uso de uma lousa muito mais limpa por muito mais tempo, e vai evitar que o seu quadro fique com o chamado efeito fantasma. O efeito fantasma é a mudança no brilho da lousa que ocorre logo embaixo das áreas escritas, deixando em evidência uma sombra do que foi escrito anteriormente.

Porém, se já é tarde demais e você quer fazer uma limpeza profunda do seu quadro branco, não se preocupe. A seguir vamos te explicar como tirar a sujeira, as manchas de caneta permanente e se livrar do efeito fantasma.

Vinagre e água

Não importa quais são as medidas do seu quadro, este truque também vai servir para acabar com as marcas de canetas e com o efeito fantasma do seu quadro branco.

Se você quer aprender como limpar um quadro branco, deve saber que este é um dos truques caseiros mais fáceis e eficientes que existem, já que você precisa usar, apenas, água e vinagre nas mesmas proporções. Recomendamos que você coloque ambos os ingredientes em um recipiente com aerosol, para poder borrifar a mistura diretamente na lousa. Você pode, ainda, colocar a água e o vinagre em um recipiente maior, usando um pincel ou pano para limpar bem o quadro. Esfregue com um outro pano seco até que as manchas sumam por completo.

Pode ser que você também tenha interesse neste artigo sobre 10 usos do vinagre como limpador ecológico do ambiente.

Use um limpa-vidros

Além de ter em mãos o próprio apagador do quadro branco, pegue também alguns panos macios e limpos, água, um limpa-vidros e toalhas limpas.

  1. Limpe o quadro após cada uso com o apagador para evitar que a caneta seque e seja ainda mais difícil de remover posteriormente. Passe o apagador de ponta a ponta com cuidado na lousa, sem colocar muita força.
  2. Aplique uma boa quantidade de limpa-vidros sobre o quadro branco, e esfregue suavemente com um pano macio e limpo. Você vai ver que, com esse produto, a sujeira vai desaparecer rapidamente, deixando a superfície mais brilhante.
  3. Depois, molhe outro pano com água e passe-o por cima da lousa, na intenção de eliminar qualquer resto de sujeira que possa ter ficado no quadro.
  4. Por último, use uma toalha para secar a superfície e terminar a limpeza.

Se você não tiver um limpa-vidros em casa, pode também usar um desinfetante de mãos. De qualquer forma, recomendamos que você não use outros produtos de limpeza mais fortes, já que eles podem danificar a superfície do quadro.

Caneta de apagamento a seco

Um dos erros mais comuns ao desenhar ou escrever em um quadro branco é usar uma caneta permanente em vez de uma normal. Isso já aconteceu com você alguma vez? Se a resposta for sim, você deve saber que esse frequente descuido não precisa, necessariamente, danificar sua lousa - basta agir com rapidez e eficiência.

Independentemente do tipo de tinta que você usou, você precisará de um apagador e de uma caneta de apagamento a seco:

  1. Use uma caneta de apagamento a seco para desenhar sobre as marcas deixadas pela caneta permanente.
  2. Passe bem a caneta de apagamento a seco em todos os rabiscos que você fez com a caneta permanente, como se estivesse riscando por cima do que foi escrito.
  3. Deixe agir por alguns minutos até que seque por completo.
  4. Uma vez seco, esfregue a lousa com o apagador para eliminar os restos de ambos os marcadores.
  5. Se as manchas não desaparecerem por completo, repita o processo usando a caneta de apagamento a seco até que finalmente desapareçam.

Mesmo que usar mais tinta para eliminar marcas de caneta possa parecer contraditório, saiba que com este truque você vai conseguir suavizar a caneta permanente e tirá-la por completo do quadro.

Spray de cabelo ou desodorante

Você sabia que usar spray de cabelo ou desodorante em spray pode ser bastante útil na hora de limpar um quadro branco? Esses aerossóis vão permitir que você tire as manchas de caneta de maneira rápida e eficiente, ou seja, se você tem algum desses produtos em casa, não deixe de usá-los para deixar sua lousa branca como se fosse nova.

  1. Aplique o spray de cabelo ou o desodorante em spray sobre o quadro, e deixe o produto fixar nele por alguns minutos.
  2. Depois, limpe a superfície do quadro com papel absorvente de cozinha ou com um pedaço de algodão, para que a sujeira se desprenda. Assim, você conseguirá ver como o produto é capaz de remover as manchas.
  3. Para evitar que o quadro fique grudento, limpe novamente a superfície com água e sabão.

Removedor de esmalte com acetona

Qual é o melhor líquido para limpar um quadro branco? Os removedores de esmalte com acetona são a opção ideal, pois, na verdade, pelas substâncias contidas nesses produtos e seu efeito desinfetante, também são muito utilizados na limpeza doméstica.

O uso do removedor é bem fácil: basta umedecer uma esponja ou toalha com acetona e esfregar suavemente a superfície do quadro. Repita o processo quantas vezes forem necessárias para eliminar todas as manchas e, depois de algumas passagens, você verá como a acetona remove os restos de caneta e as marcas fantasma do seu quadro branco.

Pasta de dentes

Outro truque maravilhoso, se você acabou usando a caneta errada e agora quer saber como limpar um quadro branco, é lançar mão de pasta de dentes. Você sabia que os componentes abrasivos suaves presentes na pasta de dente são ideais para algumas tarefas de limpeza? Vamos te mostrar!

Aplique a pasta sobre as manchas de caneta presentes no quadro, com auxílio de um pano ou de um cotonete, o que for mais fácil. Depois, passe um pano úmido sobre a superfície para esfregar as manchas - não é necessário que você esfregue o quadro com força, apenas que seja paciente e repita o processo se achar necessário.

Álcool

O melhor líquido para limpar um quadro branco é, possivelmente, a mistura entre álcool e água, limpador caseiro dos mais eficientes. O álcool isopropílico e a água eliminam os vestígios de marcadores na superfície, além de tirar as marcas fantasmas que são criadas na lousa ao longo do tempo, o que torna uma ótima solução quando a pergunta é como limpar quadro branco manchado.

Misture os dois ingredientes em proporções iguais e, em seguida, use um pano seco para limpar toda a tinta. Em seguida, passe outro pano seco e espere até que não haja mais resíduos de umidade na superfície antes de usar o quadro novamente.

Bicarbonato de sódio e água

Com certeza você já conhece os incríveis benefícios do bicarbonato para a limpeza, um dos produtos-chave para se ter em casa. Pois bem, se você tem o ingrediente em mãos e quer eliminar manchas difíceis de um quadro branco, inclusive as permanentes, tome nota:

  1. Adicione uma colher de sopa e meia de bicarbonato de sódio em um recipiente.
  2. Coloque uma pequena quantidade de água, suficiente para que você possa criar uma pasta mais sólida.
  3. Misture bem os ingredientes até criar a pasta.
  4. Com auxílio de um algodão ou de um pano, passe a mistura por cima do quadro branco e esfregue-o levemente até eliminar todas as marcas de caneta.
  5. Por fim, limpe o quadro com água e sabão neutro e seque-o bem antes de voltar a usá-lo.

Água oxigenada

Embora alguns marcadores sejam resistentes à água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, essa substância pode te ajudar a deixar sua lousa com aparência de nova - basta ter um pouco de paciência. Você só precisa usar um pouco do produto sobre as marcas de caneta e, com um pano seco, esfregar até que a superfície fique branca.

Se tudo não sair logo na primeira tentativa, recomendamos que você seque bem a lousa e repita o processo com a água oxigenada. Por fim, seque a superfície com uma toalha seca e, se necessário, esfregue um pouco para acabar de tirar todas as manchas.

Quer saber como fazer um quadro branco em casa? Te ensinamos o passo a passo nesse outro artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar quadro branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.