Como limpar sapatos de veludo

Como limpar sapatos de veludo
Imagem: globedia.com

O veludo é um dos tecidos mais delicados e difíceis de limpar. Por isso, não costumamos usá-lo diariamente, e exibimos nossas peças de roupa de veludo em ocasiões especiais ou festas que requeiram uma roupa elegante e sofisticada. Mas isto não acontece só com a roupa, com os sapatos de veludo é exatamente a mesma coisa mas com um problema adicional, porque como não podemos colocar na lavadora nos vemos obrigados a limpar à mão. É nesta hora que pensamos qual é o produto adequado para não danificar nossos sapatos e como devemos tirar as manchas. Se quer ter uns sapatos perfeitos em sua próxima festa, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como limpar sapatos de veludo.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer para limpar seus sapatos de veludo é pegar uma escova de cerdas macias e escovar com cuidado e sem pressionar o sapato, fazendo ênfase nas manchas. Escove sempre no sentido do tecido do veludo.

2

Depois, pegue uma garrafa de plástico vazia superior a 1 litro e misture 1 colher de sopa de detergente com 1 litro de água morna. A água não pode ser quente porque danificaria o veludo. Agite bem a garrafa para fazer muita espuma. Quando tiver produzido a maior quantidade possível de espuma, coloque um pouco de espuma sobre as cerdas macias da escova (só a espuma) e esfregue as manchas de forma bem suave, a favor do veludo, sem pressionar. Depois, com um pano limpo, retire os restos de espuma do sapato e deixe secar.

3

Se seus sapatos de veludo mancharam de gordura ou algum tipo de comida, experimente limpar com álcool. Pegue um recipiente, encha de água e acrescente um pouco de álcool. Use o álcool tradicional que guardamos no kit de primeiros socorros, para curar as feridas, pois um mais agressivo danificaria o veludo. Misture bem e umedeça uma esponja suave. É muito importante que a esponja não seja abrasiva para não danificar o sapato. Esprema bem a esponja para não molhar os sapatos em excesso e esfregue as manchas bem devagar, sem pressionar. Enxágue várias vezes a esponja para limpá-la e deixar a sujeira na água. Com um pano limpo retire os restos de solução e deixe o sapato de veludo secar.

4

Se tiver a oportunidade de limpar a mancha imediatamente após ser produzida, cubra-a com talco em pó e deixe atuar durante 1 dia ou inclusive dois. Depois deste tempo, repita o passo 3 para tirar as manchas de seus sapatos de veludo caso ainda existam restos.

5

Experimente limpar seus sapatos de veludo seguindo estes processos e deixe-os como novos. Se as manchas forem muito graves e não desaparecerem, leve a um profissional para que as elimine.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar sapatos de veludo, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Lembre-se que não pode usar água quente para limpar seus sapatos de veludo pois isso danificaria o tecido.
  • Não umedeça muito os sapatos de veludo.