Como limpar um colchão de látex

Como limpar um colchão de látex

Limpar as manchas de um colchão em geral não é tarefa fácil, sobretudo porque muitas vezes nos damos conta tarde da existência de manchas, e é quando ainda se torna mais complicado. No caso dos colchões de látex, como não costumam levar capas protetoras para que estejam bem ventilados, a possibilidade de se mancharem é mais que provável. De modo que em umComo.com.br vamos dar alguns conselhos para limpar seu colchão de látex, e que recupere sua ótima aparência original.

Vai precisar de:
  • Esponja macia
  • Panos limpos
  • Secador
  • Água
  • Sabão em pó suave
  • Álcool puro
  • Vinagre
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, tem que ter muito cuidado quando for limpar seu colchão, porque ele é fabricado com materiais muito delicados que se deterioram com facilidade.

Partindo desta regra, o primeiro a fazer é usar água com sabão e uma esponja suave, dando-lhe suaves toques circulares. Evite que penetre muita água, porque se a umidade entrar no colchão pode estragá-lo.

2

Uma vez terminado, devemos secar a zona com um secador com ar frio ou podemos abrir a janela do quarto para que ventile durante umas horas. Se depois deste processo ainda ficar algum resíduo em seu colchão de látex, é o momento de olhar bem a etiqueta e ver se tem alguma indicação específica para sua manutenção e limpeza.

3

Nunca use produtos dissolventes que contenham água sanitária, porque estragarão irremediavelmente o seu colchão de látex. Se por exemplo, uma mancha de mofo de seu colchão resiste, insista e repita todo o processo anterior quantas vezes seja necessário, sempre com movimentos suaves.

A seguir, não se esqueça de secar toda a superfície para que não fique umidade.

4

Para manchas e cheiro de urina a melhor solução para limpar seu colchão de látex é fazer uma mistura em uma xícara com duas medidas de água, uma de vinagre e um pouco de detergente. Quando estiver pronta, deixe cair umas gotinhas sobre a mancha, esfregue suavemente, e a seguir, com papel de cozinha, elimine a umidade.

Repita este processo até que a mancha e o cheiro desapareçam, inclusive pode usar uma escova de dentes de cerdas macias para acabar definitivamente com o problema. Não use borrifadores ou purificadores de aerossol para acabar com o cheiro, porque umedecerá o colchão e podem aparecer fungos. Simplesmente, ventile o quarto de forma natural.

5

Sabemos que um colchão pode se manchar de múltiplas formas; a seguir, contamos alguns conselhos em particular segundo o tipo de manchas:

  • Em caso de manchas de sangue em seu colchão, tente esfregá-las com água oxigenada. Também pode consultar nosso artigo: Como tirar as manchas de sangue.
  • Se manchou de café ou chocolate, misture um pouquinho de sabão em pó delicado com vinagre e meio litro de água morna, e um pouco de suco de limão, use um pano e a seguir seque bem.
  • Para manchas de tinta, embeba um algodão com álcool puro e passe pela zona.

Esperemos que tenham sido de ajuda estes conselhos para limpar o seu colchão de látex.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um colchão de látex, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Evite fazer coisas sobre a cama que possam provocar acidentes. É só prudência e sentido comum.