Como limpar um sofá de couro

Como limpar um sofá de couro

Um sofá de couro é um móvel realmente elegante e bonito, mas é preciso reconhecer que ele precisa de certos cuidados especiais para se manter em perfeito estado. Além da passagem do tempo, um sofá é um móvel que pode acabar sendo vítima de manchas típicas do uso, por isso, se não souber a melhor forma de cuidar do seu sofá recomendamos que continue lendo este artigo. Em umComo.com.br explicamos-lhe como limpar um sofá de couro.

Passos a seguir:
1

Para manter em bom estado o seu sofá de couro, você deve limpá-lo periodicamente para eliminar os restos de poeira acumulados, por isso, a cada duas semanas é recomendável passar um pano úmido com água que não contenha cal. Pegue no pano e passe por toda a superfície do sofá, com isto você poderá mantê-lo limpo se não tiver nenhuma mancha.

Mas, se o que você precisa é de uma limpeza profunda, deverá ter muito cuidado e usar produtos especiais para tratar objetos de couro, assim você evitará rachaduras. Este tipo de limpeza mais intensiva deve ser feita duas vezes por ano.

2

A primeira coisa a fazer para a limpeza do seu sofá de couro é aspirá-lo usando uma escova suave para eliminar toda a poeira e a sujeira mais visível, passe também por todos os cantos que o seu sofá tiver. De seguida, passe um pano umedecido com uma mistura de sabão e água destilada fazendo movimentos circulares, depois enxague de imediato com um pano embebido em água da torneira e seque com um pano bem seco.

3

O seguinte passo é dar brilho ao couro do seu sofá com um produto específico. Você pode comprar um condicionador de couro que o hidrate e proteja ou, inclusive, pode fazer a sua própria mistura, misturando duas partes de óleo de linhaça e uma de vinagre branco. Coloque tudo em um spray e pulverize toda a superfície.

Depois, com um pano limpo passe todo o condicionador em todas os cantos. Deixe agir durante alguns minutos e depois esfregue novamente com um pano seco para deixar todo o sofá bem polido.

E se ao invés de couro, o seu sofá for de tecido confira as dicas para limpar o estofado do sofá que temos para si neste artigo.

4

O normal é que depois de limpar seu sofá de couro fique um pouco escuro, mas não se preocupe porque com o passar do tempo ele irá recuperar a sua cor ou tom original. Esta é a forma de limpar caso não tenha nenhuma mancha, mas, mesmo tendo muito cuidado é possível que seu belo sofá de couro acabe manchado. Neste caso, existem vários truques para eliminar manchas.

Se, por exemplo, o desastre tiver acabado de acontecer, cubra essa parte com papel absorvente, não esfregue e retire toda a sujeira possível. Depois de absorver a mancha com papel, você pode proceder de diferentes formas:

  • Limpe a mancha com um pedaço de algodão embebido em cerveja ou álcool.
  • Se seu sofá for de cor clara, é recomendável esfregar com um pano molhado com clara de ovo batida em ponto de neve.
  • Você pode esfregar com a casca de uma laranja, os cítricos dão ótimos resultados na limpeza.
  • Também pode usar uma flanela, polvilhando com talco e esfregando a área.

Com estes conselhos você manterá seu sofá de couro limpo, brilhante e em bom estado por mais tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um sofá de couro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.