Como limpar uma máquina Nespresso

Como limpar uma máquina Nespresso

Parece que a sua cafeteira Nespresso não funciona como antes? O café sai aguado e sem espuma? Ou pior ainda... tem um sabor estranho? Qualquer um destes sintomas indica que a sua máquina de café precisa urgentemente de uma limpeza profunda. Não será suficiente lavar com água nem é recomendável usar detergente de louça, já que o aroma e gosto do café poderiam ser alterados. Se quiser saber como limpar uma máquina Nespresso, não deixe de ler este artigo de umComo e siga os passos que indicamos a você.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante que saiba que para limpar uma máquina Nespresso precisará de um produto especial para descalcificar cafeteiras. É que o calcário e outros minerais contidos na água acumulam-se no sistema interno da Nespresso e de qualquer outra cafeteira-manual ou automática- e podem causar uma falha no funcionamento da máquina.

A Nespresso possui um kit próprio feito especialmente para a limpeza e manutenção de suas cafeteiras, no entanto, também poderá encontrar outros produtos de limpeza de cafeteiras em seu supermercado habitual. Além disso, existe quem recorra a produtos naturais com poder de limpeza, como o vinagre ou o limão, mas é importante lembrar que os fabricantes de máquinas de café desaconselham isso totalmente e não se responsabilizam por possíveis problemas causados por estes produtos.

Imagem: nespresso.com
2

Do mesmo modo, também deve saber que o método para limpar uma máquina Nespresso é o mesmo para todos os modelos de cafeteira, portanto, seja qual for a sua, poderá seguir estes passos da mesma forma.

Assim, o primeiro passo é certificar-se de tirar a última cápsula usada, assim como esvaziar o contêiner de cápsulas da sua cafeteira Nespresso.

3

O seguinte passo para limpar sua Nespresso é encher o depósito de água da máquina de café com pelo menos 500 ml de água e verter o conteúdo do kit de descalcificação, que provavelmente será um líquido de aparência viscosa.

Mesmo se for de outra marca de cafeteira, recomendamos consultar também este artigo de umComo sobre como descalcificar uma Dolce Gusto, onde explicamos o processo de limpeza passo a passo e com fotos.

4

Ligue a sua máquina Nespresso e espere até que as luzes que piscam se apaguem, sinal de que a cafeteira estará pronta para limpar. Depois, deverá colocar um recipiente suficientemente grande -de no mínimo 1 litro de capacidade- sob a torneira ou dispensador de café; se necessário, pode retirar o suporte ou bandeja das xícaras.

5

A seguir, deverá manter pressionados ao mesmo tempo os dois botões (o da xícara pequena e o da grande) durante 3 segundos, e verá como começarão a piscar como indicador de que o modo de descalcificação foi ativado. A seguir, já poderá apertar o botão da xícara grande para que a água com o produto de limpeza comece a circular pelo interior da cafeteira e vá saindo pela torneira.

6

Depois de esvaziar quase todo o líquido do depósito -nunca esvazie completamente para evitar que entre ar no circuito interno-, deverá voltar a pressionar o botão da xícara grande e preencher o depósito com a mesmo água que saiu. Depois, deverá repetir o processo e fazer com que volte a sair a água com um produto de limpeza.

7

Por último, deverá eliminar a mistura anterior e voltar a encher o depósito com água limpa para enxaguar a cafeteira e que fique totalmente limpa. Deste modo, deverá pressionar de novo o botão da xícara grande para esvaziar pela última vez o depósito de seu café e enxaguá-la.

8

Para finalizar, deverá voltar a pressionar ambos os botões durante três segundos para desativar o modo de descalcificação da sua Nespresso; quando deixarem de piscar e a luz se mantiver fixa, a sua máquina de café já voltará a estar pronta e limpa para usar sem problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar uma máquina Nespresso, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.