Limpeza das piscinas

Como limpar uma piscina verde

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. 27 fevereiro 2017
Como limpar uma piscina verde

Se tem uma piscina em casa, então sabe que um dos piores problemas é se deparar com a piscina com água verde. Perante esta situação é normal se perguntar por que a água da piscina está assim, se faz mal para a saúde e como pode resolver. A piscina pode ficar com a água verde devido a um tratamento inadequado da água ou a micro-organismos. Independentemente do que levou a água da piscina a ficar verde, deve saber que isso pode prejudicar a saúde de quem a utiliza. Por isso, de seguida no umCOMO vamos explicar tudo o que precisa saber sobre como limpar uma piscina verde.

Também lhe pode interessar: Como construir uma piscina natural

Índice

  1. O que pode causar água verde na piscina
  2. Teste para identificar metais na piscina
  3. Como eliminar metais da piscina
  4. Como eliminar algas da piscina

O que pode causar água verde na piscina

Antes de proceder à limpeza da piscina com água verde, é importante descobrir a causa do problema, pois consoante isso você terá de agir de uma maneira ou outra. A água da piscina pode ficar com uma coloração verde devido a falta ou tratamento inadequado da água, podendo ocorrer um acúmulo de metais. Este acúmulo de metais pode ser devido à reação do cloro utilizado no tratamento da água da piscina juntamente com os metais já presentes na água e sais de cálcio e magnésio. Outra situação que pode fazer com que a piscina fique com água verde é a proliferação de algas trazidas pelo vento, chuvas ou vegetação próxima da piscina. Esta proliferação de algas faz alterar o pH da água, ficando abaixo dos 4,7, o que justifica a cor esverdeada da água.

Como limpar uma piscina verde - O que pode causar água verde na piscina

Teste para identificar metais na piscina

Antes de iniciar a limpeza de uma piscina verde, você precisa descobrir o que está causando essa coloração, pois dependendo disso deverá seguir um procedimento ou outro. Como as causas podem ser distintas, devido a algas ou acúmulo de metais, você pode fazer um teste para descobrir de qual se trata. Para fazer o teste de água siga estes passos:

  1. Encha um balde de plástico limpo com água da piscina.
  2. Adicione uma colher de sopa de cloro e misture bem.
  3. Deixe atuar durante 1 hora.
  4. Após esse tempo se a água apresentar um tom de ferrugem, então é porque a causa da água verde na piscina é acúmulo de metais. Caso isso não aconteça, então é devido a algas.

Como eliminar metais da piscina

Caso o teste anterior tenha tido como resultado água de um tom de ferrugem, então é porque está perante uma situação de acúmulo de metais na água da sua piscina, o que deu lugar à tonalidade verde. Neste caso para limpar uma piscina verde você deve começar por fazer uma supercloração, um tratamento que consiste na adição de cloro na piscina em quantidades superiores ao normal. Normalmente adiciona-se 14 gramas de cloro granulado por cada 1000 litros de água da piscina, mas como esta proporção pode variar dependendo do produto que adquirir, deve seguir sempre as instruções da embalagem. Deixe o produto agir consoante as indicações do fabricante.

Em seguida, deverá aplicar um clarificante líquido, um produto que fará com toda os metais desçam para o fundo da piscina. Depois disso deverá aspirar o fundo com o filtro na posição drenar. Deve fazer este passo de aplicar o clarificante líquido e aspirar no mesmo dia, pois caso as partículas permanecem durante muito tempo no fundo da piscina podem manchar o revestimento.

Como limpar uma piscina verde - Como eliminar metais da piscina

Como eliminar algas da piscina

Para eliminar as algas da piscina responsáveis pela coloração verde da água, deve seguir os passos que vamos explicar para desinfetar a água e deixar a piscina verde limpa.

1º - Ajuste a alcalinidade da água entre 80 e 120 PPM

O primeiro passo para limpar uma piscina verde é verificar a alcalinidade da água da sua piscina com uma fita teste do produto. Caso o resultado seja abaixo dos 80 PPM, então significa que está abaixo e tem de utilizar um elevador de alcalinidade, seguindo as instruções do fabricante. Caso o resultado seja acima dos 120 PPM, significa que está acima e tem de utilizar um redutor de alcalinidade. Depois de aplicar algum destes produtos, deve esperar pelo menos 6 horas até passar ao próximo passo.

2º - Ajuste o pH da água da piscina

Com a medida do pH você consegue verificar se a água da piscina está ácida (pH baixo), neutra (pH 7,0) ou alcalina (pH alto). Em piscinas o pH da água deve se manter entre 7,2 e 7,6. No caso de piscinas com água verde, normalmente o pH está baixo, sendo necessário aplicar um elevador de pH.

3º - Aplicar algicida de choque

Sempre que houver uma infestação de algas na sua piscina, deve ser feita a aplicação de algicida de choque. Deve aplicar o produto seguindo as instruções do fabricante e depois ligar o sistema de filtração, deixando-o a funcionar por 6 horas. No dia seguinte e, após o algicida agir, deverá limpar as paredes da piscina.

4º - Aplicar floculante para decantação

Aplique um floculante conforme indicação do produto para decantar as partículas de sujeira da piscina verde. Depois recircule a água colocando o filtro na posição recircular por 30 minutos ou o tempo indicado pelo fabricante do produto. De seguida, aspire toda a sujeira no fundo da piscina na posição "filtrar" (quando não há muita sujeira no fundo da piscina) ou "drenar" (quando há uma grande quantidade de sujeira no fundo da piscina).

5º - Realize a cloração

O último passo para limpar uma piscina verde é a cloração. Para isso deve utilizar umas luvas, máscara e óculos de proteção. Dilua o cloro em um balde com a água da própria piscina e aplique a mistura por toda a superfície da piscina. Espere um dia e faça novamente um teste de nível de cloro.

Após estes passos a sua piscina verde deverá ficar limpa e pronta para ser usada novamente. Para manter a sua piscina em boas condições e evitar que a sua água fique verde, confira as nossas dicas para limpar uma piscina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar uma piscina verde, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar uma piscina verde