Como limpar vidros com querosene

Como limpar vidros com querosene

Querosene, petróleo iluminante ou óleo de parafina é um produto obtido através da destilação de petróleo bruto. Originalmente era utilizado como óleo de iluminação, mais tarde descobriu-se que pode ser utilizado no processo da limpeza de vidros, dando mais brilho e removendo sujeira encrustada. Por ser um produto tóxico e altamente inflamável, é preciso ter alguns cuidados importantes na hora de utilizá-lo. Para esclarecer, neste post do umCOMO falamos sobre a querosene para limpeza de vidros e como limpar box de banheiro com querosene. Confira as instruções abaixo.

Vai precisar de:
  • Luvas
  • Máscara de proteção
  • Óculos de proteção
  • Pano de microfibra

Querosene para limpeza

A querosene de uso doméstico é recomendada na limpeza pesada de gorduras e sujeiras encrustadas em azulejos, pisos, vidros, espelhos, portas, janelas e até piso devido à sua potência na solvência. Por isso, querosene tira tinta de vidro e outros tipos de sujeira e deve ser usada apenas sobre as superfícies indicadas.

No entanto, o seu uso deve ser responsável e cauteloso, tomando todos os cuidados indicados abaixo:

Cuidados ao utilizar querosene para limpeza

É um produto tóxico e altamente inflamável. Jamais deve ser manuseada próximo ao fogo ou ser deixado sob o calor ou fontes de ignição. Armazene-o em locais seguros, cobertos, secos e arejados. Também deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais de estimação. Se mantido nas condições ideias, seu prazo de validade é de 24 meses.

Utilize a querosene para limpeza sempre com o auxílio de luvas, máscara e óculos de proteção, se possível. O contato direto com a pele, mucosas ou olhos pode causar irritação e a aspiração também pode causar danos nos pulmões.

Contraindicações da querosene para limpeza

O óleo de parafina não pode ser usado em móveis e superfícies enceradas ou envernizadas.

Como limpar box de banheiro com querosene

As instruções a seguir servem tanto para limpar box de banheiro com querosene ou outros tipos de vidraças, vidros e espelhos:

Prepare um recipiente com água e dilua nele um pouco de detergente, ou vinagre, e algumas gotinhas de querosene de uso doméstico.

Imagem: dreamstime.com

Separe um pano microfibra, pano para limpar vidros ou um outro que não solte pelos e molhe-o na mistura.

Limpe os vidros como você faz habitualmente. No post sobre como eliminar manchas de água do vidro damos algumas dicas.

Não espere que os vidros sequem sozinhos, passe um pano seco de microfibra neles depois da lavagem. Isso evitará manchas.

Outros truques para limpar vidro

Em caso de limpeza casual, a parafina pode ser substituída por outros produtos ecológicos menos perigosos e efetivos para manchas mais superficiais seja em vidraças, espelhos ou azulejos. Algumas sugestões já comentadas aqui no umCOMO são:

  • Vinagre e bicarbonato de sódio: prepare uma pastinha misturando esses dois ingredientes (em partes iguais), aplique sobre a superfície a ser limpa e deixe agir por 15 minutos. Limpe a mistura com um pano úmido e retire o excesso com água ou um rodinho. Seque por último.
  • Vinagre branco e jornal: em casos de manchas de chuva ácida, experimente borrifar vinagre branco sobre a superfície e limpá-la com folhas de jornal amassadas. Se as manchas persistirem, repita o procedimento deixando o vinagre agir por 10 minutos e secando com um pano limpo ao invés do jornal.
  • Bicarbonato de sódio na escova de dentes: em casos de manchas pequenas, você pode colocar bicarbonato sobre uma escova de dentes que já não usa mais e esfregar diretamente sobre a mancha. Remova com um pano limpo úmido.
  • Limão e água com gás: outra possibilidade é preparar um limpa vidros caseiro com água, limão e maisena. Misture 3 colheres (sopa) de suco de limão, 2 xícaras de água com gás e 1 colher de maisena. Aplique sobre o vidro e remova com um pano úmido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar vidros com querosene, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Antes de ter certeza de que a superfície esteja seca, não acenda fogo ou faíscas próximo ao local da limpeza.