Como limpar vidros com vinagre

Como limpar vidros com vinagre

Manter a casa limpa é um desejo compartilhado por todos nós, mas sempre surgem dúvidas em relação a como conseguir uma limpeza adequada em algumas áreas específicas do ambiente, que costumam sujar mais do que outras. No caso dos vidros, por exemplo: conforme o tempo passa é praticamente inevitável que eles fiquem sujos pelos mais diferentes motivos, e saber como limpá-los corretamente é fundamental para que se conservem em bom estado.

Nesse sentido, existem diferentes produtos caseiros para limpar os vidros. Ainda assim, acredite se quiser, o vinagre é a solução mais eficaz entre eles, já que está ao alcance de qualquer pessoa e funciona bem. Quer saber por que o vinagre é tão bom na limpeza, e como podemos fazer para limpar o vidro da janela com vinagre? Lendo este artigo do umCOMO você vai descobrir como limpar vidros com vinagre, suas qualidades e as misturas recomendadas com outros produtos para obter uma limpeza excelente.

Por que é recomendado usar vinagre para limpar vidros ou cristais

Limpar vidro usando vinagre branco é altamente recomendado devido às qualidades que o produto contém. Isso porque ele é um líquido com propriedades antibacterianas, antifúngicas e antissépticas, sendo assim uma excelente solução capaz de eliminar germes, bactérias e bolores presentes nos cristais e vidros.

Outro motivo que faz do vinagre um grande aliado na limpeza de vidros é o seu preço, já que o produto é muito barato e pode ser encontrado em qualquer supermercado. Além de tudo, o vinagre é repelente, sendo capaz de ajudar a afastar a presença de insetos como formigas, moscas e mosquitos devido ao forte odor e presença do ácido acético.

Por fim, e pelo fato do vinagre ser um produto presente na imensa maioria dos ambientes domésticos, dificilmente será complicado de encontrá-lo em casa. Você pode, para limpar o vidro com vinagre, usar o de cozinha, com o qual você costuma temperar saladas, por exemplo. Se precisar comprá-lo, encontrar o produto em qualquer mercado também é simples.

O único contratempo que pode surgir ao usar o produto é o fato do vinagre secar muito rapidamente quando exposto ao sol, o que pode criar algumas manchas no vidro. Dessa forma, leve em consideração esse aspecto para evitar que o produto seque e tirar todas as vantagens provenientes de seu uso.

Com limpar vidros com vinagre de limpeza

Saber como limpar os vidros para que não fiquem com marcas é essencial para mantê-los sempre em bom estado e com aspecto cristalino. Apesar de todas as vantagens do vinagre, se não usado corretamente, será responsável por formar manchas nos vidros, as quais podem ser bem difíceis de remover com o passar do tempo. Para evitar isso, no umCOMO recomendamos que você siga o passo a passo para limpar vidros com vinagre de limpeza ou vinagre branco:

  1. Em uma tigela, misture água e vinagre branco. A quantidade de água deve ser igual à de vinagre.
  2. Coloque a mistura em um recipiente com spray ou difusor.
  3. Agite o borrifador e aplique a mistura nos vidros.
  4. Pegue um pano de microfibra ou limpador de vidro para limpar a superfície. Sempre faça isso em uma mesma direção: da esquerda para a direita e de cima para baixo (ou vice-versa, mas não faça da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, por exemplo).
  5. Depois de terminar de limpar o vidro, pegue um segundo pano e seque toda a superfície para garantir que nenhuma mancha seja criada mais tarde.

É preferível usar um pano de microfibra e não outros tipos de panos, por conta de suas qualidades: limpa, seca, remove a sujeira acumulada e não deixa resíduos. Além disso, você vai economizar muito mais tempo porque não será preciso revisar as janelas depois de terminar a limpeza.

Como limpar os vidros com vinagre e bicarbonato

Limpar os vidros com vinagre é uma solução perfeita caso você não queira usar produtos químicos artificiais. Para garantir ainda mais o sucesso da limpeza, opte por limpar os vidros com uma combinação do produto e bicarbonato de sódio. Siga as seguintes instruções de como limpar vidros com vinagre e bicarbonato:

  1. Misture os seguintes ingredientes em uma tigela: meio litro de água, 62 ml de vinagre branco e uma colher de sopa de bicarbonato.
  2. Mexa bem e use uma esponja para aplicar a solução nos vidros. Umedeça a esponja na mistura e espalhe sobre toda a superfície, em movimentos unilaterais, para evitar o aparecimento de marcas.
  3. Aguarde 5 minutos para que a mistura faça efeito nos vidros.
  4. Por fim, lave os vidros com água. Mergulhe um pano de microfibra em água limpa e passe-o sobre a superfície para remover a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio e a sujeira que ela carregará. Faça várias passagens se necessário, limpando e torcendo o pano um pouco mais a cada vez, e lembre-se de que, para evitar manchas de difícil remoção, é necessário limpar as janelas sem que elas recebam o impacto direto dos raios solares. Caso contrário, o vinagre pode acabar causando essas marcas.

Também recomendamos que você leia este outro post para saber mais sobre como limpar com bicarbonato outras áreas da casa.

Como limpar vidros com vinagre e limão

Para terminar de descobrir como limpar vidros com vinagre, é interessante que você conheça a eficácia que o produto tem quando misturado com limão. O suco de limão ajuda a eliminar a sujeira e a tirar os restos de gordura dos vidros, por conta do ácido cítrico que, quando combinado ao ácido acético do vinagre, é ainda mais potente para a limpeza. Aproveite todos os benefícios desses produtos que você possui em casa, seguindo o passo a passo para limpar vidros com vinagre e limão:

  1. Extraia o suco de um limão em uma tigela e misture-o com água morna e vinagre branco.
  2. Coloque a mistura em um borrifador para que você possa aplicá-la mais facilmente. Se você encher o recipiente, lembre-se de que ele deve conter mais água e vinagre do que limão.
  3. Aplique a mistura sobre o vidro e espalhe sobre a superfície com a ajuda de um pano de microfibra.
  4. Dessa forma, a sujeira vai acabar desaparecendo graças ao efeito da mistura entre vinagre e limão.
  5. Com o pano, finalize removendo os vestígios de sujeira presentes na superfície. Você pode usar água pura para umedecer um pouco o pano e remover melhor todos os vestígios de sujeira dos vidros.

Após conhecer as formas de como limpar vidros com vinagre, te convidamos também a conhecer outros truques para limpar vidros e 10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar vidros com vinagre, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.