Como lixar a madeira

Como lixar a madeira

Todos temos em nossa casa algum tipo de móvel feito de madeira, portanto, todos sabemos que este tipo de móvel é muito suave ao tato. Isso se deve principalmente ao fato da madeira ter sido lixada antes por profissionais. Mas, o que acontece quando em vez de móveis profissionais nós mesmos queremos fazer de forma caseira? Em umComo vamos ensinar para você como lixar a madeira.

Vai precisar de:
  • Lixa de papel
  • Calços de madeira
Passos a seguir:
1

Para lixar um móvel de madeira é necessário ter alguns conhecimentos básicos sobre como trabalhar a madeira e conhecer alguns recursos básicos de carpintaria. A primeira coisa que devemos adquirir em uma loja de construção é uma boa lixa. Para facilitar o trabalho podemos conseguir um calço de madeira que servirá de ajuda. Este calço servirá para colocar a lixa ao redor dele e assim fazer menos esforço. É necessário lembrar que para lixar a madeira devemos fazê-lo de forma uniforme para não lixar mais de um lado do que do outro.

2

Se quiser lixar superfícies em forma de curva, o melhor é utilizar uma esponja artificial. Trata-se de uma esponja coberta pela lixa, conseguindo maior flexibilidade que um calço de madeira para poder lixar superfícies curvas.

3

Para lixar sem problemas, isso deve ser feito na direção adequada. Assim o material ficará suave mais facilmente. Comprar um papel de lixa com setas na direção a seguir pode ser útil para trabalhar com eficácia e rapidez.

4

Para lixar a madeira corretamente, é essencial lixar na direção da fibra da madeira para tirar o máximo proveito; desta forma estará a danificá-la menos. Para superfícies grandes podemos utilizar lixadeiras elétricas maiores, enquanto para os detalhes é necessário usar uma lixa manual mais pequena. Quando tivermos a nossa madeira bem lixada e sem nenhuma impureza, é hora de aplicar o verniz ou pintar para conservar melhor o seu móvel.

No nosso artigo damos algumas dicas para este passo para saber como aplicar verniz na madeira adequadamente.

5

Na hora de lixar a madeira, é preciso limpar o pó acumulado no papel de lixa. Se isso não for feito, não terá a eficácia para trabalhar com ela depois. Para limpar, pode dar alguns pequenos golpes no papel da lixa e o lado sujo deve ficar ao contrário, assim o pó cairá facilmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lixar a madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.