Como lustrar o mármore

Como lustrar o mármore
Imagem: tugentelatina.com

O mármore é um dos materiais preferidos para decorar casas, seja como chão ou como bancada da cozinha. No entanto, por ser uma pedra porosa, tem pequenas ranhuras pelas quais se introduzem sujeiras, líquidos, etc. e isto, unido a uma limpeza incorreta e a passagem do tempo, faz com que pouco a pouco vá perdendo seu brilho. Para que seu chão sempre brilhe resplandecente, neste artigo de umComo mostramos a você como lustrar o mármore.

Passos a seguir:
1

Antes de lustrar o mármore, o primeiro que deve fazer é descobrir o que está deteriorando-o. As unhas dos bichinhos de estimação, saltos e pedras são os principais inimigos do mármore, assim sendo certifique-se de que a superfície não volte a estar em contato com estes elementos para que o processo de lustrar não seja em vão.

2

A primeira coisa que deve fazer antes de lustrar o mármore é limpá-lo. Com uma esponja úmida com água e sabão, limpe toda a superfície até que esteja livre de sujeira e resíduos. Depois passe um pano com água e espere secar.

3

Depois que o mármore esteja limpo e tenha comprovado que não tem pó nem resíduos, é hora de lustrar. Existem muitas maneiras de lustrar mármore. A mais convencional é com uma mistura de três colheradas de bicarbonato e 1/4 de água. Aplique a mistura com um pano suave e cubra toda a superfície. Deixe repousar durante cinco horas e depois enxague com água morna.

4

Outra alternativa muito eficaz para lustrar o mármore é com limão. Esprema suco de limão até concentrar quatro xícaras (menos se a superfície for pequena). Espalhe o limão no mármore e esfregue-o com um pano. Deixe repousar por ao menos uma hora e depois passe um pano úmido e seque com um pano que não tenha felpo.

5

Após aplicar a técnica para lustrar o mármore, é necessário que o proteja com um lustrador. Pode ser em aerossol ou cera líquida. Isto, além de lustrá-lo mais, não permitirá que volte a perder o brilho tão facilmente, pois o protegerá de qualquer inimigo.

6

Uma vez terminado seu processo de lustrar o mármore, é necessária a prevenção. O mármore deveria ser polido a cada três meses e também se deve limpar imediatamente qualquer resíduo líquido que caia sobre ele. A melhor maneira de fazê-lo é com um pano úmido com vinagre, já que elimina rapidamente quase todo tipo de manchas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lustrar o mármore, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.