Partilhar

Como manter a casa fresca no verão

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como manter a casa fresca no verão

É importante que no verão estejamos conscientes dos riscos que envolve o calor excessivo, como pode ser a desidratação ou a insolação. É por isso que, ao chegar o calor, torna-se imprescindível tomar medidas para que este não entre em nossas casas e nos faça suar mais do que o habitual. Com apenas algumas ações podemos prevenir muitos problemas e por sua vez economizar também energia e dinheiro. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como manter a casa fresca no verão e esperamos que os nossos conselhos se tornem muito úteis.

Também lhe pode interessar: Como manter a casa fresca quando faz calor
Passos a seguir:
1

Umas das primeiras coisas que devemos fazer para manter a casa fresca é fechar as cortinas e persianas, especialmente durante as horas de maior calor e quando o sol incide diretamente nas janelas e portas. Recomenda-se também que as cortinas sejam de cor clara para evitar que se concentre a radiação solar.

2

Os toldos também podem ajudar na tarefa de impedir que o calor entre em casa. Existem numerosos tipos de toldos em função do sistema de encaixe, como se estende, o tipo de material... Devemos sempre escolher o toldo que mais se adapte às nossas necessidades em função do sítio onde o vamos instalar, as dimensões necessárias, as condições climatéricas a que vai estar exposto, etc.

3

À noite, quando tende a esfriar mais, deverá abrir as portas e as janelas para ventilar a sua casa e tentar que corra ar; para isso, abra as janelas opostas para haver assim corrente e ser mais fácil de dormir.

4

Pode utilizar ventiladores ou ar condicionado para combater assim as altas temperaturas. No primeiro caso (cujo consumo é muito menor), recomendamos-lhe os de tecto, uma vez que o ar quente sobe e o frio baixa. Se pelo contrário vai usar o ar condicionado, deverá fazer um uso racional e ligá-lo somente quando precisar, regulando a temperatura entre os 24 e os 26ºC. Também é importante levar a cabo uma correta manutenção do ar condicionado, por exemplo limpando os filtros.

5

Por outro lado, deve-se ressaltar que os electrodomésticos e demais aparelhos eletrônicos são uma fonte de calor por si mesmos, desta forma deverá desconectar tudo aquilo que não está utilizando. Assim como também não se recomenda cozinhar nem lavar a roupa nas horas de maior calor, uma vez que geramos mais umidade no ambiente e, portanto, aumenta a sensação de calor.

6

Da mesma forma, também pode ajudar a manter a casa fresca o fato de regar a varanda ou terraço se viver num apartamento, ou a varanda à entrada de sua casa. É que uma boa parte do calor provém do solo, assim poderá tratar de reduzir a temperatura para reduzir a sensação de calor. Mesmo assim, será necessário fazer um uso racional da água, uma vez que é um bem escasso, e não o tornar como um hábito constante.

7

Note-se que no tempo quente do ano, não devemos apenas tomar medidas em casa, mas também na rua e especialmente se fazemos parte de um grupo de risco (idosos, crianças, pessoas que fazem trabalhos físicos, doentes e pessoas que tomam muitos medicamentos).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter a casa fresca no verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Mantenha a sua casa fresca e evite que o calor se concentre lá dentro.

Escrever comentário sobre Como manter a casa fresca no verão

Como manter a casa fresca no verão
Como manter a casa fresca no verão

Voltar ao topo da página