Partilhar

Como manter a casa fresca quando faz calor

Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017

Como manter a casa fresca. Nos meses de mais calor há muitos truques que podem ajudar a manter o interior da casa fresca e arejada. O conforto térmico do usuário é fundamental para que se sinta bem com as tarefas que está desempenhando. A seguir damos algumas ideias sobre como manter a casa fresca quando faz calor.

Também lhe pode interessar: Como manter a casa fresca no verão
Passos a seguir:
1

Ventiladores: um ventilador de teto pode ser um grande investimento, já que pode fazer com que a sensação térmica da casa seja 6 ou 7 graus menos, sem gastar muita energia. Quando o ar está em circulação parece muito mais fresco. Os ventiladores de teto são os melhores, mas um bom ventilador portátil também pode ser muito eficaz.

2

Estores, cortinas ou persianas: instale estores, cortinas ou persianas brancas para refletir o calor para o exterior da casa. Feche-as do lado que bater sol (a leste pela manhã e a oeste à tarde) para evitar que entre o calor do sol e ajude os ventiladores ou ar-condicionado a refrescar a casa de forma mais eficaz.

3

Calor interior: ao reduzir a quantidade de calor no interior da casa, precisaremos menos energia para arrefecê-la. As fontes interiores de calor mais comuns são: os eletrodomésticos, os aparelhos eletrônicos e a iluminação. Analise de onde vem o calor. E em caso de ter ar-condicionado, use-o de forma inteligente.

4

Não coloque lustres, televisores ou outros aparelhos geradores de calor ao lado do termostato do ar-condicionado, já que o calor desses aparelhos poderia enganar o termostato lhe fazendo pensar que a casa está mais quente do que realmente está e o sistema funcionaria mais do que o necessário.

5

Apague todas as luzes incandescentes e aparelhos geradores de calor quando não forem necessários. Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, que produzem a mesma luz, mas utilizam um quinto da energia e do calor.

6

Colocar plantas: plante árvores ou arbustos que deem sombra às máquinas do ar-condicionado, mas sem bloquear o fluxo de ar. Uma máquina à sombra utiliza menos eletricidade. Plantar árvores de folha caduca nas laterais sul e oeste da casa fará com que se mantenha fresca no verão e permitirá que a luz do sol penetre para aquecer a casa no inverno. Durante o dia, a temperatura do ar pode ser de 3 a 6 graus mais fria nos bairros com árvores que dão sombra.

7

Telhado e paredes: se tiver um telhado plano, pinte-o com uma pintura refletiva específica para isso ou simplesmente pinte-o de branco. O efeito refletivo ajudará a manter bem mais frescos os cômodos situados sob terraço.

8

Reduzir a umidade no interior: a umidade faz com que o ar das habitações pareça mais quente, pelo que convém lavar e secar a roupa, tomar banho ou cozinhar o menos possível ao meio-dia. E quando tiver de fazê-lo, ligue os ventiladores para ajudar a extrair o ar quente e úmido.

9

Desenho de jardins: evite as arquiteturas com muita pedra, cimento ou asfalto sem sombra nos lados sul e oeste da casa, já que aumentam a temperatura ao redor e irradiam calor na casa após o pôr do sol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter a casa fresca quando faz calor, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Também evite as atividades que gerem calor como, por exemplo, cozinhar, nos dias quentes ou durante as horas mais quentes do dia.

Escrever comentário sobre Como manter a casa fresca quando faz calor

Voltar ao topo da página