Como matar cupins com produtos caseiros - 7 métodos POSSÍVEIS

Como matar cupins com produtos caseiros - 7 métodos POSSÍVEIS
Imagem: dedetizacaodecupins.com

Vinagre, querosene e óleo queimado são algumas das soluções caseiras. Todos os anos, os cupins, são responsáveis por milhares de reais em danos. Este térmite é atraído pela madeira, por isso, estas pragas são conhecidas por destruir principalmente livros, papéis, isolamento, armários, portas, entre outros. O cupim pode causar sérios danos no seu mobiliário de madeira e até mesmo na sua casa. Os meses mais críticos são de Dezembro a Março, pois é quando o cupim sai da toca para acasalar. Se você quer se livrar desta praga de cupins, continue lendo este artigo do umCOMO e saiba como matar cupins com produtos caseiros.

Cupim: como identificar

  1. Examine a sua casa e procure por buracos na madeira, fendas e buracos na sua fundação ou pisos flácidos.
  2. Bata na madeira para ver se existem espaços ocos e com uma chave de fendas empurre a madeira para testar a sua força.
  3. Se a madeira ceder facilmente e cair, poderá estar perante uma praga de cupins.
  4. Após ter localizado o local onde os cupins se instalaram, poderá recorrer a alguns produtos caseiros para se ver livre deles. Comece por comprar produtos de controle de cupins, poderá utilizar métodos de controle com iscas ou com um produto líquido para os exterminar. Deverá colocar a isca nas zonas onde localizou os cupins e pulverizar com o veneno nessas mesmas áreas.
Imagem: dedetizacaoinsetan.com.br

7 maneiras de matar cupins com produtos caseiros

Você pode matar cupins com produtos caseiros de diferentes maneiras:

  1. Ácido bórico (borax);
  2. Lubrificante WD-40;
  3. Querosene;
  4. Óleo queimado
  5. Óleo de laranja;
  6. Óleo de cravo;
  7. Vinagre
Imagem: biomax-mep.com.br

Matar cupim com ácido bórico (bórax)

A utilização do ácido bórico para exterminar cupins é uma das formas mais comuns e eficazes:

  1. Vaporize um pedaço de madeira, ou qualquer outro material à base de celulose, com o ácido bórico, de modo a criar uma armadilha para o cupim.
  2. Coloque este pedaço de madeira junto das áreas onde localizou a infestação de cupins e passado algum tempo você verá as carcaças de cupins perto da armadilha.

Caso a sua casa tenha sido infestada por formigas, saiba como matar formigas com ácido bórico e se livrar desta praga.

Imagem: lista.mercadolivre.com.br

Lubrificante WD-40 como inseticida para cupim

Colocar lubrificante WD-40 nos locais onde se encontram os cupins, também poderá resultar para eliminar esta praga. Este óleo gruda nos cupins e faz com que estes morram sufocados com o mesmo efeito da querosene.

  1. Basta aplicar o lubrificante diretamente sobre o lugar infectado pelos cupins;
  2. Tenha cuidado no momento da aplicação e mantenha o produto longe de crianças e animais.
Imagem: phoneinfo.com.br

Matar cupim com querosene

Utilizar querosene com naftalina também pode funcionar, no entanto é bom relembrar que se trata de um produto tóxico que requer alguns cuidados na sua utilização. Por isso, o melhor é ser utilizado por um profissional. Para além disso, em alguns sítios este produto apenas é vendido a profissionais:

  1. Embebede um pano em querosene;
  2. Passe no local atingido pelos cupins;
  3. Tenha muito cuidado con faíscas, crianças e animais. O ideal é que essa técnica seja feita apenas por profissionais pois é perigosa.

Óleo queimado: solução caseira para acabar com cupim de telhado

Assim como outras infestações pela casa, o cupim de telhado pode ser de diferentes espécies e a praga pode estar em diferentes tamanhos. No geral, o método da querosene funciona bem para matar os cupins mas o óleo queimado, aquele preto que sai dos carros, também pode ser usado como método caseiro para acabar com cupim de telhado. Basta aplicar o óleo preto sobre a área afetada pelos cupins utilizando um pincel.

Óleo de laranja como inseticida para cupim

O óleo de laranja é uma excelente solução natural para matar cupins e também ser usado como repelente principalmente em áreas menores, já que ele não costuma ser vendido em grandes quantidades e tem um preço mais elevado. Entretanto, sua principal vantagem em relação aos outros métodos caseiros para matar cupim é justamente o seu cheiro agradável, diferente da querosene ou do óleo queimado, por exemplo.

O óleo de laranja pode ser adquirido em casas de produtos naturais mas também pode ser preparado em casa:

  1. Guarde cascas de laranja somente com a parte colorida e elimine as partes brancas (quanto mais cascas, mais intenso o óleo);
  2. Acomode as cascas em um pote de vidro que tenha tampa;
  3. Cubra as cascas de laranja com vodka ou álcool;
  4. Tampe o recipiente e agite bem;
  5. Deixe o vidro em um repouso por pelo menos 1 semana em um local fresco e escuro e agite o vidro uma vez por dia;
  6. Após 1 semana coe a mistura em um coador de café, e separe o líquido da casca e reserve o líquido;
  7. Deixe a parte líquida em um local arejado para que o álcool evapore;
  8. Quando o cheiro de álcool tiver desaparecido, significa que o seu óleo essencial de laranja já está pronto para ser usado contra os cupins e também para outros benefícios;
  9. Para matar os cupins com óleo essencial de laranja, basta passar o óleo sobre a região afetada semanalmente até perceber que os cupins desapareceram.

Óleo de cravo para acabar com cupim

Outra solução caseira e cheirosa para acabar com cupim é o óleo de cravo, indicado especialmente para casos de infestação inicial:

  1. Para fazer o óleo de cravo em casa basta colocá-los em um frasco e cobrir com azeite ou algum óleo vegetal de sua preferência;
  2. Feche o frasco, agite e guarde-o em uma armário ou gaveta escura por 2 semanas mexendo o frasco 1 vez por dia;
  3. Após duas semanas coe o óleo e reserve-o;
  4. Agora que o seu óleo de cravo está pronto, basta misturar gotas de óleo essencial de cravo com água, passar em um pano e passar sobre a superfície atingida por cupins.

Como matar cupins com vinagre

Dentre as tantas funcionalidades do vinagre, podemos destacar o uso dele para matar cupins quando a infestação está no começo.

  1. Em um borrifador, prepare uma solução com partes iguais de vinagre e água ou coloque o vinagre puro;
  2. Diariamente, pulverize esta solução no local de infestação;
  3. Se você perceber que os cupins não desaparecem com o tempo, é preciso buscar soluções mais fortes ou entrar em contato com uma empresa especializada;

Veja também: Como acabar com as traças com vinagre

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como matar cupins com produtos caseiros - 7 métodos POSSÍVEIS, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Os cupins alimentam-se à base de umidade, por isso certifique-se de que não tem vazamentos em tubos e tente diminuir ao máximo a umidade em casa.
  • Se vir que a infestação é muito grave e que não consegue eliminá-la com estes produtos caseiros, chame um profissional do serviço de exterminação.