Como matar larvas de mosca

Como matar larvas de mosca

É comum as pessoas encontrarem em suas latas de lixo orgânico as larvas de moscas. Embora seja muito nojento, existe uma explicação bastante simples para que esses bichos apareçam nesse tipo de alimento. Os diferentes tipos de moscas possuem o hábito de colocarem os seus ovos nas lixeiras, para que quando as larvas nascerem possam se alimentar da matéria orgânica em decomposição, ou seja, o lixo da cozinha, que pode conter restos de comida, alimentos estragados e cascas de legumes. Por isso, se houver uma infestação, é importante saber como matar larvas de mosca, já que elas podem aparecer de maneiras bem numerosas. Para te ajudar nessa hora, o umCOMO separou as principais dicas a respeito do assunto.

Como matar larva

Os chamados popularmente de bigatos são as larvas de moscas da família Tephritidae, também conhecidas como moscas de frutas. Comumente encontradas em lixos e em frutas que ainda não foram consumidas, as larvas são depositadas pelas moscas já adultas em alimentos do tipo pois se alimentam da polpa dos frutos, podendo se tornar um grande problema para agricultores em caso de infestações[1].

Já que apenas surgem em polpas, melhor do que saber como matar larvas de mosca é aprender como prevenir o problema, inclusive, quando elas saem do lixo orgânico. A dica é bastante simples, basta manter o saco de lixo bem fechado e, se houver algum furo nele, tampá-lo, com fita adesiva ou algum outro material que seja capaz de vedar a sacola. Dessa forma, evita-se que as moscas entrem no local para colocar os seus ovos. Lixos e lixeiras são os preferidos delas porque, quando os ovos eclodem, as larvas terão uma grande fartura de alimento para crescerem bem rápido.

Como capturar moscas

Outra solução para seu problema é utilizar as características das moscas de fruta contra elas mesmas. Partindo da ideia de que esses insetos gostam muito de açúcares, uma boa saída para o problema é utilizar suco de maracujá, laranja, acerola ou goiaba para atrair as moscas[2]. A solução, apesar de eficaz, não conseguirá matar as larvas em si, mas te permitirá capturar e matar as moscas e impedir o surgimento de novas larvas.

Se a infestação estiver fora do controle e não seja caso de apenas alguns frutos contaminados, siga lendo e veja diferentes formas de como matar larvas.

Outro problema similar e também comum nos lares são os mosquitos de banheiro que deixam larvas pretas e que causam bastante incômodo. Para saber como se livrar do problema, veja como acabar com mosquitinhos de banheiro.

Como matar larva com água sanitária

Quando as larvas aparecerem em grande número, é possível usar diferentes produtos para matá-las, muitos dos quais se costumam ter em casa mesmo. Recorrer a métodos do tipo é recomendável até mesmo em caso de infestação de moscas doméstica comuns (M. domestica), já que deixam larva branca na cozinha quando atraídas por alimentos mas que também são insetos que passam por detritos humanos e animais como fezes e que podem transmitir diversas doenças[3].

Um dos produtos que te permite matar larvas de mosca é a água sanitária, substância capaz de impedir algumas reações químicas extremamente necessárias para o geração de energia utilizada no desenvolvimento desses insetos. Sem energia suficiente, as larvas de moscas acabarão por morrer, processo similar ao realizado por inseticidas e que também funciona no mosquito da dengue (Aedes aegypti).[4]

Para utilizar a água sanitária contra larvas e mosquitos, o melhor é dilui-la em água, na mesma proporção, e despejar sobre as larvas. Caso elas estejam dentro do saco de lixo ou da lixeira, basta fechar o saco ou o recipiente para que elas se sufoquem com o produto. Lembre-se de ter cuidado ao manusear a água sanitária, que é um produto forte e tóxico.

Importante: a larva de lixo faz mal apenas em razão das doenças que podem carregar, os bichos em si não oferecem perigo para a saúde. Já que não dá para saber se estão infectados e muito menos por qual agente patogênico, evite ao máximo entrar em contato direito tanto com as larvas quanto com moscas.

Como matar larva com sal ou cal

As larvas aparecem do nada e podem ser um grande problema tanto pelo incômodo causado, quanto por poderem transmitir doenças e estragar alimentos. Para trazer de volta deu sossego, outra dica para matar as larvas é usando cal ou sal, sendo que tanto um quanto o outro podem ser jogados sobre as larvas.

As substâncias citadas são capazes de secar as larvas pois, em razão de sua propriedade higroscópica, absorvem água. Outra opção que absorverá igualmente água é a terra diatomácea[5], servindo de mais uma dica para se livrar de uma infestação, já que esse tipo de terra é usado para o combate de pragas e também pode ajudar a eliminar as larvas. Para tanto, basta espalhar um pouco sobre os insetos e esperar que a terra aja sobre as larvas.

Como matar larva com permetrina

Existem outros produtos que podem ser usados para matar as larvas de moscas, se as demais dicas não surtirem o efeito desejado. Entre eles, está a substância chamada permetrina, que costuma ser encontrada em xampus que são usados para combater os piolhos e as lêndeas de crianças e adultos. Também compõe a fórmula de alguns xampus para cachorros.

Se você tiver em casa, pode diluído em um pouco de água quente e jogar sobre as larvas. Além de bastante eficaz no controle de diversas pragas, o permetrina é pouco tóxica[6] e não causará problemas tanto para você quanto para seus animais de estimação.

Outros produtos que podem ser jogados nas larvas para eliminá-las são limpadores multiuso e mesmo o laquê.

Como matar larva com água

A forma mais natural de eliminá-las é com água fervente, sendo que essa dica funciona melhor se os insetos estiverem na lata de lixo, onde é possível despejar a água fervendo. Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Essa é uma boa técnica de como matar ovo de mosca na comida, entretanto, comidas contaminadas por larvas devem ser obrigatoriamente jogadas fora e não podem sob nenhuma circunstância ser ingeridas. O objetivo aqui é de matar as larvas e não de recuperar os alimentos.

Como matar tapuru

Em último caso, se você procura o que mata tapuru entre outras larvas difíceis de se livrar, existe ainda o óleo de motor, que pode ser usado até mesmo para se livrar de infestações. O mesmo funciona com limpadores de carburador e de freios, sendo que qualquer um deles que for usado deve ser misturado com água quente para que surta o efeito esperado. Embora seja uma solução não é a mais indicada porque conforme o local onde o produto for despejado será difícil de limpá-lo depois.

Importante: o óleo é uma substância remoção complicada, além disso, pode ser tóxico e exige um manuseio cauteloso.

Como larva com cerveja

Por fim, existem mais duas dicas de como matar tapuru e outras larvas de insetos. Uma delas é usar cerveja, que deverá ser despejada em um recipiente aberto, que deve ficar próximo da onde as larvas estão. Com isso, os insetos são atraídos pelo cheiro da cerveja e vão entrar no recipiente, que você deve fechar em seguida. Elas vão morrer afogadas e, depois, basta descartar todo o seu conteúdo. A última dica é congelar as larvas, desde que elas estejam dentro de um saco plástico fechado. Ambas essas maneiras, entretanto, são mais eficientes se forem poucas larvas que você precisa matar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como matar larvas de mosca, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. TAIRA, T. L., ABOT, A. R., NICÁCIO, J. UCHÔA, M. A., RODRIGUES, S. R., GUIMARÃES, J. A. Fruit flies (Diptera, Tephritidae) and their parasitoids on cultivated and wild hosts in the Cerrado-Pantanal ecotone in Mato Grosso do Sul, Brazil. Revista Brasileira e Entomologia, vol. 57 no. 3 São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbent/v57n3/a07v57n3.pdf. Acesso em: 19/02/2020.
  2. LEMOS, R. N. S., SILVA, C. M. C., ARAÚJO, J. R. G., L. J. M. P. COSTA, SALLES, J. R. J. Eficiência de substâncias atrativas na captura de moscas-das-frutas (diptera: tephritidae) em goiabeiras no município de Itapecuru-Mirim (MA). Revista Brasileira de Fruticultura, vol. 24, no. 3, pp. 687-689, 2002. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/downloads/88744.pdf. Acesso em: 19/02/2020.
  3. BRITO, L. G., OLIVEIRA, M. C. S., GIGLIOTI, R. BARBIERI, F. da S., NETTO, F. G. da S., CHAGAS, A. C. de S., CELESTINO, O. de O. Manual de identificação, importância e manutenção de colônias estoque de dípteras de interesse veterinário em laboratório. Embrapa, Porto Velho, 2008. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/709719/1/doc125dipteras.pdf. Acesso em: 19/02/2020.
  4. Pesquisa mostra que água sanitária é eficaz contra o Aedes aegypti. G1, 2017. Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/especial-publicitario/fullrepel/maxima-protecao-nao-custa-caro/noticia/2017/04/pesquisa-mostra-que-agua-sanitaria-e-eficaz-contra-o-aedes-aegypti.html. Acesso em: 19/02/2020.
  5. SOUZA, G. P., FILGUEIRA, M., ROSENTHAL, R., HOLANDA, J. N. F. Caracterização de material compósito diatomáceo natural. Cerâmica, vol. 49 no. 309, São Paulo, 2003.
  6. ZANUNCIO, J. C., GUEDES, R. N. C., CRUZ A.&