Como matar pulgão preto nas plantas

Como matar pulgão preto nas plantas

O pulgão é um tipo de inseto que ataca uma infinidade de plantas, incluindo muitas daquelas que plantamos no jardim, como é o caso do limoeiro, couve, plantas em vasos e o feijão. Além disso, outro fator que devemos levar em conta é que existem mais de 500 tipos de pulgões, cada um com suas características específicas, o que pode tornar mais ou menos fácil combatê-los.

Um dos pulgões mais prejudiciais que pode atacar o nosso jardim é o pulgão preto, um pulgão muito comum e muito característico por sua cor escura e enegrecida, também conhecido por se uma das pragas de plantas em vasos. Se você quer saber como eliminar o pulgão preto da fava e muitos outros cultivos, continue lendo umCOMO e nós vamos te contar.

Pulgão preto no limoeiro, feijão, couve e outras plantas

O pulgão é um inseto que ataca plantas de muitos tipos, alimentando-se delas. Este inseto tem uma boca que lhe permite morder os brotos mais verdes e absorver a seiva de dentro da planta, substância da qual se alimenta. Isso significa que a planta perde parte de seus nutrientes e, como resultado, começa a enfraquecer e se tornar cada vez mais feia e doente.

Pragas de plantas em vasos

De fato, um dos sinais que devem te alertar para a possibilidade de pulgões pretos em suas plantas será que as folhas começam a amarelar e enrugar sem motivo aparente.

Além disso, devemos ter em mente que os pulgões são insetos que se reproduzem muito rapidamente. Por isso, assim que sua presença for percebida, é importante tomar medidas apropriadas para eliminá-los das plantas o mais rápido possível e, assim, impedir que eles se espalhem ainda mais.

Veneno para pulgão

Uma das opções mais simples que podemos escolher para combater os pulgões pretos ou outro tipo de pulgão é aplicar um inseticida químico comprado em lojas de jardinagem. No entanto, é preciso ter em mente que esses produtos são tóxicos, o que significa que aplicá-los em plantas que serão consumidas posteriormente, como é o caso da fava, não é uma boa ideia.

Além disso, outra questão que devemos levar em conta é que esses produtos acabam com insetos de todos os tipos, incluindo aqueles que são benéficos para a planta. Um bom exemplo desses insetos benéficos seria a joaninha ou vaquinha, muito característica com sua capa vermelha com pontos pretos. Este inseto literalmente se alimenta dos pulgões, ajudando-nos a neutralizar a peste, por isso não é de nosso interesse removê-lo da nossa horta ou jardim.

Por consequência, o mais inteligente é optar por alternativas ecológicas, que respeitam tanto o meio ambiente como a própria planta e a saúde das pessoas que, posteriormente, vão consumir as favas em questão. Por isso, nesse outro artigo te explicamos como fazer um inseticida ecológico.

Como eliminar pulgão preto com detergente (sabão de potássio)

Uma das maneiras ecológicas de eliminar pulgões pretos e pulgões de qualquer outro tipo é usar sabão de potássio na forma de spray. Este sabão age como um veneno para pulgão, mas não contra insetos benéficos para a planta, contra a planta em si, ou contra pessoas que podem consumir mais tarde os frutos da planta. Portanto, é uma opção perfeitamente segura para uso em plantas de horta ou jardim.

  1. A forma de aplicar o sabão de potássio para matar pulgão preto é dissolvendo uma proporção de 20 mililitros de sabão para cada litro de água.
  2. Depois, aplique a diluição em toda a planta, utilizando um pulverizador
  3. Durante a aplicação, é muito importante que a água chegue a todas as partes da planta, incluindo também a parte posterior das folhas, só assim você conseguirá acabar com o pulgão.
  4. Você precisa levar em conta que essa mistura age por contato direto contra os pulgões, por isso é fundamental aplicá-la em cada cantinho da planta.
  5. Depois da aplicação, espere duas semanas e volte a aplicar para garantir que não sobre nenhum resquício da praga do pulgão preto nas plantas.

Se for necessário, passadas mais duas semanas, realize também uma terceira aplicação. Para mais informações, neste outro artigo explicamos com mais detalhes como usar sabão de potássio para pulgões.

Como eliminar o pulgão preto com óleo de neem

Outra opção que permitirá acabar com o pulgão preto, além de outros tipos de pulgão e insetos prejudiciais para as plantas (como o ácaro vermelho, a cochonilha e a mosca-branca, entre outro), é usar óleo de Neem. A forma de aplicar esse óleo é igual a do sabão de potássio. Ou seja, diluindo a mesma proporção em água e aplicando com um pulverizador a cada duas semanas, certificando-se de que a mistura atinja todas as partes da planta.

Essa é outra opção ecológica para combater o pulgão preto, que além de ser responsável com o meio ambiente também é segura para a saúde.

Finalmente, se você quiser adotar uma opção muito mais potente (necessária apenas em casos de pragas mais virulentas e difíceis de combater), também pode preparar uma mistura de óleo de neem e sabão potássico com água, que deve ser aplicada da mesma forma. Essa mistura deve acabar com qualquer rastro do pulgão preto que tiver sobrado nas áreas onde a aplicarmos.

Veja também: Como eliminar pulgões das plantas com métodos fáceis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como matar pulgão preto nas plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.