Como medir os metros quadrados de um cômodo

Como medir os metros quadrados de um cômodo
Imagem: reobra.es

Quando se trata de medir superfícies planas e áreas sobre o chão, são usados os metros quadrados. Quando temos uma nova casa ou estamos pensando em redecorar um dos nossos cômodos, é importante saber quantos metros quadrados ele tem para poder escolher móveis e outros objetos que se ajustem às medidas necessárias. Se ainda não sabe como medir os metros quadrados de um cômodo, anote! Neste artigo de umComo explicamos a você a fórmula básica para resolver este problema.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, meça a parte longa da área ou superfície que vai calcular. Sempre que possível, use uma fita métrica e anote a medida em metros, assim será mais fácil de calcular os metros quadrados.

2

Caso não tenha um medidor em metros ou caso seja mais fácil usar outra unidade de medida, converta para metros o resultado da sua medida para calcular facilmente os metros quadrados. Anote:

  • Se você calculou em centímetros, deverá dividir o número por 100 para obter a cifra em metros. Por exemplo, se você mediu 50 centímetros o resultado será: 50/100 = 0.50 metros.
  • Se calculou em polegadas, deverá multiplicar o número por 0,0254. Assim obterá o resultado em metros, como neste exemplo de 50 polegadas: 50x0,0254 = 1,27 metros.
  • Se sua unidade de medida for em pés, deverá multiplicar o número por 0,3048. Por exemplo, 50 pés serão 50x0,3048 = 15,24 metros.
  • Se normalmente medir em jardas, terá que multiplicar a tal medida por 0,9144 para obter o resultado em metros. Sendo assim, 50 jardas são: 50x0.9144 = 45,72 metros.
3

Quando já tiver a largura e o comprimento medidos e passados a metros, multiplique as duas cifras resultantes. Esta operação dará como resultado a área total da superfície calculada, e assim você saberá os metros quadrados de tal cômodo.

4

Pronto! Já tem os metros quadrados do seu cômodo calculados. Se quiser calcular superfícies que não sejam quadradas ou retangulares, consulte as diferentes fórmulas matemáticas para calcular áreas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir os metros quadrados de um cômodo, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Calcule tanto a largura como o comprimento do cômodo em metros e tenha a certeza de ter feito a conversão adequada das medidas. Caso contrário obterá um número incorreto.