Como montar um quarto de bebê

Como montar um quarto de bebê
Imagem: falamamae.com

A chegada de um bebê a casa é sempre um momento muito emocionante e uma das preocupações iniciais inclui o quarto. O quarto do bebê será o cômodo da casa dedicado a ele, onde se irão realizar as tarefas básicas como vestir, mudar a fralda, amamentar, dormir e outras. É necessário ter alguns aspetos em consideração ao montar um quarto de bebê, tais como a iluminação, a limpeza, a seleção dos móveis e a decoração, pois este pequeno ser será muito sensível a praticamente tudo durante os primeiros meses. Para aprender como montar um quarto de bebê, continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe damos várias dicas úteis.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo será a escolha do cômodo. Certifique-se de que não é um espaço úmido, muito barulhento (por exemplo: virado para uma estrada movimentada ou um local em construção) e que mantém uma boa temperatura ao longo do dia. Se apenas tiver um cômodo livre em sua casa, pondere a troca do seu quarto pelo do bebê, se o seu responder melhor aos critérios referidos.

Imagem: susanmaroccointeriors.com
2

Se a ideia lhe agradar, pode pintar as paredes do quarto do bebê. Esta pequena alteração tornará o espaço mais personalizado e acolhedor, e é preferível que opte por tons claros e pastel. Faça a pintura do cômodo com a devida antecedência antes do nascimento e chegada do bebê, de forma a que ele não sofra com o cheiro da tinta.

Imagem: mulher.uol.com.br
3

O passo seguinte é selecionar os móveis para o quarto do bebê. Cômodas de gavetas fundas ou um criado-mudo serão muito úteis para guardar as roupinhas dele, a poltrona de amamentação servirá o seu conforto durante esse momento tão terno, no trocador você irá fazer a muda da fralda e, claro, não se pode esquecer do berçário com um bom colchão para recém-nascido. Por questões de segurança, prefira o trocador separado do berçário e móveis com acabamento simples, que não acumulem pó e facilitem a limpeza.

Imagem: bricodecoracao.com
4

Quanto à disposição dos móveis, eles deverão ficar próximos uns dos outros mas de forma a facilitar o movimento dentro do cômodo. Quanto ao berço, não o coloque ao lado de uma janela, de forma a evitar possíveis correntes de ar ou iluminação a mais, nem de costas para uma porta, pois assim o bebê não conseguirá ver quem entra.

Dica: Os nichos são uma excelente forma de aproveitar o espaço. Confira como fazer nichos para quarto nesse artigo!

Imagem: universofemininocomelisa.com.br
5

Deverá ter atenção aos tecidos presentes no quarto do bebê, pois eles tendem a acumular pó. Por esta razão, durante os primeiros meses, prefira um tapete em borracha EVA para enfeitar o chão em vez de um em tecido ou pelo. Relativamente às cortinas, prefira em painel japonês ou rolô que, além de simples e seguros, também facilitam a limpeza.

Imagem: neointeriores.com.br
6

Evite os peluches no quarto do bebê sobretudo durante os primeiros meses e também pela razão referida no ponto anterior: eles acumulam muito pó, e você não irá querer complicações na saúde do bebê devido a isso, principalmente se as poder evitar. Prefira outras alterativas de decoração, como quadros.

Imagem: blog.proprietariodireto.com.br
7

Quanto à iluminação no quarto do bebê prefira candeeiros que atenuem a intensidade da luz artificial. Existem no mercado várias alternativas bem bonitinhas, com abajures e cúpulas em forma de algum boneco que filtra a luz e deixa o ambiente mais agradável. As lâmpadas utilizadas devem ter 120 watts ou, no máximo, 180 watts.

Imagem: dicas10.com
8

A decoração do quarto pode ser temática ou em função do sexo do bebê. Se você não sabe se será menino ou menina prefira cores neutras e que deem para ambos, como o bege, o amarelo ou o violeta. Aplique adesivos na parede para complementar o ambiente infantil e coloque brinquedos que não sejam de pelúcia, como um cavalinho de madeira.

Imagem: decoracaoquartobebe.com
9

Por último, não dispense alguns elementos eletrônicos que servirão para melhorar a vida de seus bebê no seu próprio cômodo. São aqueles os dispositivos que tocam uma musiquinha agradável para adormecer e também um intercomunicador, com ou sem câmara de vigilância.

Dica: Se você ainda não decidiu o nome do neném, confira nossa lista de nomes para bebês diferentes e bonitos!

Imagem: fnac.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um quarto de bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.