Como mudar a fita de uma persiana

Como mudar a fita de uma persiana
Imagem: Google Images

As persianas enroladas são um dos tipos mais comuns em todos os lares, e são muito práticas e cômodas. Mas com o passar do tempo elas vão ficando sujas e, de tanto subi-las e baixá-las, a fita pode estragar ou inclusive quebrar e pode ser necessário substituir a fita por uma nova. Ainda que à primeira vista possa parecer complicado, neste artigo de umComo.com.br ensinamos os passos a seguir para saber como mudar a fita de uma persiana.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer para mudar a fita da persiana será subir a persiana ao máximo e bloqueá-la, para evitar que depois baixe inesperadamente e possa nos machucar ou quebrar. Para isso, podemos usar algumas prensas ou um sarrafo que a mantenha bloqueada.

2

A seguir, deverá abrir a tampa que cobre a tampa da persiana, tirando os parafusos que a prendem.

3

A seguir, desate o nó da fita velhacaso esteja atada, ou desmonte o mecanismo que a fixa.

4

Então, deverá inserir a nova fita na polia de enrolamento da persiana e prendê-la, da mesma forma como estava a fita velha.

5

Agora você terá de introduzir a correia nova na ranhura da tampa superior.

6

O seguinte passo consistirá em desmontar o pegador inferior da fita, onde ainda estará a fita antiga, desenroscando a fita e tirando o mecanismo que a prende.

7

Em seguida, deverá colocar a nova fita e prendê-la à polia recolhida. Também terá que enroscá-la até que fique bem tensionada.

8

Por último, terá de aparafusar de novo o acolhedor inferior da persiana que vai preso à parede.

9

Já poderá retirar as prensas ou aquilo que tiver usado para bloquear a persiana e subi-la e baixá-la com normalidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar a fita de uma persiana, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.