Como organizar armário de cozinha

Como organizar armário de cozinha
Imagem: homesweetener.com

Organizarmos-nos na cozinha não é tarefa fácil, no meio de tantos utensílios, robots de cozinha, e comida, torna-se complicado encontrar sitio para tudo. É necessário que a nossa cozinha e a nossa despensa estejam organizadas. A cozinha é a repartição da casa que a seguir ao quarto, passamos mais tempo, pois cozinhar demora e todos sabemos disso, devemos ter a cozinha sempre limpa e arrumada para facilitar a utilização de todos os espaços. Para termos lugar para tudo, precisamos de organizar os armário de cozinha, o que muitas vezes não parece ser concretizável. Neste artigo de umComo.com.br damos algumas dicas de como organizar armário de cozinha, aproveite bem as dicas e organize já a sua cozinha.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo para organizar os armários de cozinha é uma bela de uma fascina geral na sua cozinha, deite fora tudo o que não estiver em condições, caso ainda esteja em bom estado, opte por dar ou vender aquilo que está a ocupar espaço e que você simplesmente não usa. Não tenha a cozinha com utensílios a mais, tenha o essencial para si, porque se não tiver espaço suficiente para ter muita coisa, as coisas que tem não vai usar. Faça uma lista das suas necessidades, limpe e tire tudo dos armários, das bancadas, dos móveis, prepare-se para a sua nova cozinha.

Imagem: construcaoedecoracaodecozinhas.com
2

Quando só tiver o que é importante para si na cozinha, comece a organizar, forre os armários com folha ou papel de cortiça, é mais higiênico, e faz os móveis durarem mais sem se estragarem. Coloque sachês com flores ou folhas secas nos cantos dos armários, isso fará com que fiquem cheirosos e se colocar certas folhas pode afastar insetos.

3

Quando passar no supermercado faça um pequeno apanhado das divisórias que lhe poderiam ser úteis, veja se tem espaço nos armários, tire as medidas e vá buscar algumas dessas divisórias para gavetas e armários, vão dar imenso jeito, acredite.

Tenha pelo menos uma divisória para talheres, são bem baratinhas e ajudam a organizar a gaveta dos talheres. Compre um suporte para xícaras, isso fará com que economize muito espaço dentro dos armários. Procure também adquirir vasilhas para guardar mantimentos, como massas, arroz, cereais, entre outros. Estas vasilhas ou potinhos com tampa e firmes ajudam a manter a sua comida livre de insectos, além de poupar bastante espaço.

Imagem: dekorsaati.com
4

Coloque uma prateleira a mais nas divisórias dos armários, por vezes temos um armário muito grande mas que só conseguimos aproveitar parte dele, porque não conseguimos empilhar mais as nossas louças ou panelas. As divisórias para produtos específicos, serão importantes para organizar as louças, jarras, tigelas, potes, panelas, talheres, tudo o que facilmente se espalha nas gavetas ou prateleiras.

Imagem: casadaconstrucao.net
5

Tendo as suas divisórias prontinhas e montadas, é hora de meter a mão na massa, coloque os alimentos nos potinhos, organize por tamanhos os utensílios e os alimentos por datas, assim consome primeiro os que a data termina mais rápido.

Junte todos os copos, jarras e outros itens de vidro num só local, e de preferência mais alto, pois são utensílios mais frágeis, não devem ser mexidos por crianças nem misturados com outras loiças. Junte as suas diversas taças no mesmo local dos pratos e tigelas, empilhe por ordem de tamanho para ocupar menos espaço. Separe as loiças de datas festivas, como a loiça do natal ou da páscoa, guarde num lugar mais alto pois é loiça que você menos usa. Guarde as panelas nos armários de baixo, o mais próximo do fogão, como são mais pesadas é mais fácil guardá-las onde consegue organizar sem precisar de uma cadeira. Estarem guardadas perto do fogão dá bastante jeito pois assim tem sempre as panelas à mão quando for cozinhar.

Imagem: vilaclub.vilamulher.com.br 
6

Você deve arranjar um local para certos eletrodomésticos, assim não necessita ter tudo espalhado na sua bancada, deixe a sua bancada livre para quando cozinha. Só deve ficar na bancada o que é essencial.

Quanto aos produtos de limpeza, luvas de borracha, sacos do lixo, detergentes, esponjas entre outros, devem estar embaixo da sua pia, é uma área prática de fácil acesso.

Imagem: anaafonsoorganizer.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar armário de cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.